Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
Solidariedade atravessa a ponte com o Fundo Social da Área Continental
No aniversário de 114 anos da Área Continental de São Vicente, algumas recordações vêm à mente. Em 2022 um dos grandes presentes à região foram entregues pela Administração Municipal. A solidariedade atravessou a Ponte dos Barreiros e levou uma subsede do Fundo Social de Solidariedade (FSS) à Área Continental, facilitando o acesso à cidadania, dignidade e proporcionando capacitações e acolhimentos.

A Presidente do Fundo Social, Thaynã Amado, já tinha em seu coração o desejo de levar uma subsede à Área Continental, mas teve certeza quando, em um dia normal de trabalho na sede Insular, se deparou com uma senhora que havia se deslocado do bairro Samaritá, á pé, em busca da retirada de uma cesta básica. Após esse episódio inesquecível, a Prefeitura não mediu esforços para tornar a subsede uma realidade aos moradores do local.

“Por ter sido moradora da Área Continental desde a minha infância, entendo a dificuldade que muitas pessoas enfrentaram quando precisaram ir até o Centro para conseguir acesso a solidariedade, consultas e realizar um curso profissionalizante. Depois que assumi e ouvi essa história, entendi que precisava fazer algo a mais. Então nasceu o projeto de atravessar a ponte e, desde então, não descansamos até a inauguração, que aconteceu em janeiro de 2022. Oferecer de forma igualitária os serviços prestados na Área Insular e na Continental, enche meu coração de alegria. O Fundo Social da Área continental é um sonho realizado”, comemora Thay.

O Fundo Social de Solidariedade é fundamental para o acesso à dignidade. Já foram entregues mais de 3 mil cestas básicas, encaminhados 82 casos ao projeto ‘Acolhe Mãe’, distribuídos de aproximadamente 300 absorventes e mais de 16 mil doações de peças de roupas, sapatos e brinquedos. Além disso, um total de 350 alunas foram formadas em capacitações profissionais, que estimulam a independência financeira.

Diariamente estes atendimentos mudam a vida das pessoas, como a da Maria Geja. “O Fundo Social me ajudou a adquirir meu óculos. Também recebi suporte para conseguir retirar meu cordão de girassol. Mas a ‘cereja do bolo’ foi ter aprendido crochê, que é a forma que encontrei de ocupar o meu tempo e me reabilitar. A palavra que resume o Fundo Social, para mim, é gratidão”, conta a ex-aluna.

Para chegar a este resultado de sucesso, é necessária uma equipe engajada em fazer a diferença, que compartilhe o propósito de proporcionar um município mais justo e digno aos moradores. “Tenho o maior orgulho de pertencer a essa equipe, ainda mais por trabalhar na Área Continental. Sou moradora há quase 30 anos, então sei o quão importante é alguém ter um olhar diferenciado para cá. O Fundo Social também transformou a minha vida. Trouxe uma outra forma de enxergar o mundo. Eu estava passando por um momento delicado, quando percebi, já estava tocada por esse trabalho maravilhoso”, conta a Priscilla Elizandro, auxiliar administrativa da subsede.

Fundo Social de Solidariedade da Área Continental- A Subsede fica localizada na Av. Dep. Ulisses Guimarães, 181- Jardim Rio Branco e funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

Por Maria Marmo