Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
Dia dos Povos Indígenas é celebrado na Vila de São Vicente
Com intuito de ressaltar a cultura indígena e enaltecer as origens brasileiras neste dia de celebração aos povos originários (19 de abril), São Vicente recebe neste final de semana um evento alusivo à data, reunindo centenas de crianças no Parque Cultural Vila de São Vicente com programação recheada.

As atividades iniciaram nesta sexta-feira (19), indo até sábado (20). A programação conta com música, contação de histórias e atividades lúdicas. O evento realizado na Praça João Pessoa (Centro) é aberto ao público.

O primeiro dia de ação contou com a presença especial dos alunos da Unidade Educacional (UE) Jonas Rodrigues. A professora Cátia Camargo reforçou aos alunos a importância da data. “Eu acho muito interessante. Vocês vão entender sobre as origens deles. Conhecer a história da cidade em que cresceram”.

“É fundamental proporcionar eventos como esse, pois unem essa integração entre a cultura, a história e o conhecimento para as crianças, que estão sob esse momento de aprendizado. Com isso, elas também aprendem a origem das palavras que estão enraizadas dentro do nosso idioma”, ressaltou o organizador do evento, Edgar Henrique.

“Muitas das vezes nós não lembramos a origem das palavras que usamos. Da mesma forma podemos não nos recordar sobre como surgiu a nossa Cidade. É importante resgatarmos essa história. Esse projeto mostra às novas gerações essa parte da história que está presente, tanto na comida quanto na nossa cultura”, completa.

Famílias da Aldeia Aguapeu também marcaram presença e, reforçando as tradições, se apresentaram com músicas, danças típicas e oficinas que entreteram as crianças com elementos tradicionais da convivência indígena.

Festivais culturais como esse são muito importantes, pois são celebrações que conectam pessoas, revelam tradições e contribuem para a preservação e enriquecimento da cultura de nossa sociedade.

A iniciativa pertence ao produtor cultural e audiovisual, Edgar Henrique Siqueira, o SHip, contemplado em primeiro lugar no edital n°06/2023 da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal e Ministério da Cultura, MinC, contando com da Prefeitura Municipal de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).