Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
19/04/2024
NOTÍCIAS
114 anos da Área Continental: O renascimento através da transformação na Educação, Saúde e Infraestrutura
A Área Continental de São Vicente amanheceu ensolarada e mais 'velhinha'. Nesta sexta-feira (19), a região, que dispõe de 20 bairros e cerca de 150 mil habitantes, completou 114 anos de vida. Entretanto, pode-se dizer que ela passa por um processo de 'renascimento', com entregas e marcos históricos atingidos nos últimos anos que visam fornecer um atendimento público mais eficaz e digno ao cidadão. 
 
Por muito tempo, a Ponte dos Barreiros foi sinônimo de divisão entre uma região que recebia muito mais atenção que a outra. Todavia, desde 2021 isso tem mudado. 
 
Falando em Ponte dos Barreiros, por muito tempo a estrutura foi atravessada a pé pelas pessoas, devido à grave condição na qual se encontrava. Hoje, ela está completamente reformada, com o número de estacas ampliado e traçando, literalmente, novos trilhos: o VLT vai, enfim, chegar à Área Continental para alavancar o desenvolvimento, por meio da construção de quatro novas estações (Quarentenário, Ponte Nova, Rio Branco e o Terminal Samaritá)! O primeiro estágio das obras, que consiste na recuperação do trecho ferroviário da Ponte dos Barreiros, já foi iniciado. 
 
Enquanto o projeto de construção dos quatro novos terminais que trará um boom histórico à região seguem em andamento, a Área Continental de São Vicente segue sendo abastecida com melhorias estruturais em diversos setores.
 
Saúde - Com planejamento e estratégia, a Prefeitura de São Vicente tem promovido entregas históricas que visam recolocar a Área Continental em seu merecido lugar. Hoje, os moradores dispõem de uma unidade de urgência e emergência mais próxima, situada na Avenida Ulisses Guimarães: o Pronto-Socorro do Rio Branco, que trouxe pediatria 24h pela primeira vez à Área Continental. 
 
A entrega impactou na vida de milhares de pessoas, inclusive na da Dona Marisa, moradora do Rio Branco. "Moro há 40 anos aqui. Pela primeira vez estão olhando para nós. Precisávamos de um pronto-socorro, escola com atendimento integral. Agora temos. A Área Continental está renascendo".
 
Educação - A Administração Municipal vem plantando para colher no futuro. Evidentemente, a Educação é a principal ferramenta para transformar vidas. A Cidade hoje conta com cinco Ambientes Municipais de Educação Integral (AMEIs). Uma delas é na Área Continental, a AMEI Rei Pelé, primeira escola a homenagear o Rei do Futebol. A unidade situada no Samaritá atende mais de 600 alunos com quatro refeições, salas climatizadas e componentes extracurriculares. Além disso, todos os alunos da região agora contam com uniforme e material escolar. 
 
Unidades Educacionais (UEs) como Luiz Pinho de Carvalho Filho (Conj. Humaitá) e Mário Covas Jr (Parque das Bandeiras) estão na reta final de um grande projeto de revitalização completa, que disponibilizará melhor estrutura para o futuro das crianças, com climatização, acessibilidade, quadras cobertas, entre outros, a exemplo das unidades Caic Ayrton Senna e Kelma Maria Toffetti (Humaitá), que foram completamente reformadas e já entregues à população. 
 
Infraestrutura - O desenvolvimento é atrelado à potencialização da economia. Para isso, a Avenida Ulisses Guimarães, principal via da região, foi reurbanizada em mais de 2 km de extensão para tornar o comércio local mais acessível e atrativo. Este sábado (20), inclusive, marcará a entrega da nova avenida, através da Caminhada 2K - Orgulho de ser Área Continental, que terá concentração a partir das 9h, na altura do Supermercado Mini Preço (Avenida Ulisses Guimarães, 1.190 - Rio Branco). 
 
Utilidade pública - Até 2023, as pessoas também tinham que atravessar a ponte para o acesso a serviços de utilidade pública, como o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) e o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Hoje, tudo isso é integrado no Facilita São Vicente, situado na Av. Ulisses, 1.330 - Rio Branco. 
 
Solidariedade - A solidariedade também atravessou a ponte através da nova subsede do Fundo Social da Área Continental, na Av. Ulisses Guimarães, 181 - Rio Branco. O local disponibiliza capacitação profissional gratuita e aproxima serviços sociais dos moradores da região em situação de vulnerabilidade social. 
 
Com essas diversas entregas, a Prefeitura de São Vicente segue com um ambicioso projeto de desenvolvimento da Área Continental, um dos pontos cruciais, inclusive, para o crescimento da Cidade, segundo o prefeito Kayo Amado. 
"Por muito tempo a Área Continental foi deixada de lado, abandonada, até mesmo na porta da sua entrada, a Ponte dos Barreiros, que foi negligenciada. Hoje a região completa 114 anos se permitindo sonhar, acorda e se depara com um projeto que vai levar o VLT para mais perto dos moradores; com a primeira escola em tempo integral para que os pequenos possam aprender e sair do Ensino Fundamental com preparo e atividades extracurriculares. É um começo, com mais asfalto na porta das casas para que os moradores nunca mais precisem pisar na lama. Chegamos em muitas ruas, e vamos buscar as que ainda faltam. Eu sei que ainda falta muita coisa. Ainda tem muita rua para ser asfaltada, muita escola a ser revitalizada, muita UBS para reformar. Eu sei. É muito trabalho, dia após dia, para tentar erguer essa cidade. Dias melhores chegaram", ressalta Kayo Amado.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite