Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.
23/04/2024
NOTÍCIAS
São Vicente aplica dose única da vacina contra o HPV em crianças e adolescentes
Buscando expandir a cobertura vacinal de crianças e adolescentes para proteger a população, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), disponibiliza a dose única da vacina contra o vírus Papilomavírus Humano (HPV) para meninos e meninas de 9 a 14 anos.
 
O imunizante está disponível em todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS)/Estratégias de Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, além do posto de vacinação do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365 - Centro - loja 120, térreo), que aplica doses de segunda a sábado, das 10h às 19h. É necessário apresentar um documento com foto e carteira de vacinação.
 
O esquema de aplicação deve ser o seguinte: não vacinados, que no caso não possuem dose registrada, irão receber a dose única do imunizante. Os demais, que receberam anteriormente um ou duas doses, antes da atualização vacinal, serão considerados com o esquema de imunização completo, sem a necessidade da aplicação de uma nova dose de reforço contra o HPV. 
 
A estratégia de dose única não vale para quem é imunossuprimido ou para vítimas de violência sexual. Estes públicos devem adotar o seguinte esquema vacinal: vítimas de violência sexual de 9 a 14 anos tomam duas doses da vacina, com intervalo de seis meses entre elas; já este público na faixa etária de 15 a 45 anos toma três doses, a segunda dois meses após a primeira e a terceira dose seis meses após a primeira aplicação.
 
Já pessoas de 9 a 45 anos consideradas em condições especiais (convivem com HIV/Aids, câncer ou transplantados) devem tomar todas as doses da vacina contra o HPV. A segunda após dois meses da primeira e a terceira dose, seis meses após a primeira aplicação.
 
Por Alanis Ribeiro

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite