Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 04 de maio de 2024.
24/04/2024
NOTÍCIAS
São Vicente inicia processo de delimitação de terras indígenas na Aldeia Paranapuã
Mais um passo foi dado na promoção dos direitos dos povos indígenas em São Vicente. Na manhã desta sexta-feira (19), a Aldeia Paranapuã firmou sua participação no Comitê de Delimitação de Território dos Povos Originários. A iniciativa pertence à Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), com realização do Ministério dos Povos Originários e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (Sedhc).
 
Com a assinatura do Cacique Ronildo Amandios, a aldeia está apta à primeira fase do comitê técnico, o qual será baseado na realização de um estudo social da área. O objetivo é identificar como funcionou o processo de chegada ao local, a dimensão do território e as vulnerabilidades da aldeia como um todo. 
 
A demarcação de terras já é uma luta que os povos originários vêm travando há muito tempo para que sejam reconhecidos como os próprios detentores de suas terras. Agora, com apoio do poder público, essa medida se torna realidade. “Fico muito feliz com o fato do processo do comitê estar nas mãos da nossa secretaria, justamente por tratar de direitos humanos. Estou bem contente e esperançoso para que nosso objetivo seja alcançado. Vamos dar todo o suporte para conduzir esse trabalho tão fundamental para a população”, afirma Jackson Nunes, secretário de Direitos Humanos de São Vicente.
 
Por Maria Marmo

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite