Santos - São Paulo - Brasil, 07 de maio de 2024.
26/04/2024
Primeiro Complexo Materno Infantil de São Vicente atinge 65% de obras concluídas
Passados 12 meses desde o início das obras, a população vicentina vem acompanhando, regularmente, as etapas de construção do primeiro Complexo Materno Infantil da Cidade, que já atingiu 65% das obras concluídas.

As instalações contam com mais de 7 m² de área construídas, distribuídas em cinco andares. O Complexo oferecerá mais de 90 leitos, maternidade, salas de parto, UTI neonatal, internação pediátrica, três salas de cirurgia, quatro elevadores, suítes pós e pré-parto; consultórios para atendimento psicológico, brinquedoteca, solarium, jardins e estacionamento.

O empreendimento está avaliado em R$67 milhões, valor que não compromete os cofres públicos, visto que está sendo custeado pela Fundação Lusíada. A parceria com o Município permite que os alunos da instituição atuem como estagiários na unidade.

O prefeito Kayo Amado, que acompanha as obras de perto, compartilhou os avanços da construção: “O Complexo vai deixar um legado para a nossa história e para a história da sua família. O seu filho vai nascer aqui, em São Vicente!”.

“Estamos trabalhando todos os dias para construir essa unidade que vai receber as futuras mamães. Aqui teremos toda a estrutura para recebê-las, desde o pré-natal até o pós-parto. O Complexo Materno Infantil será um marco na Cidade”, comentou Michelle Santos, secretária da Saúde.

Programa Nova Saúde São Vicente - A construção do novo Complexo Materno Infantil simboliza mais um avanço do Programa Nova Saúde São Vicente, que visa reestruturar o atendimento público da saúde municipal.
 Lançada em 2021, a iniciativa concretizou a entrega do Hospital do Vicentino e o prédio anexo ao HDV, que foi inaugurado para integrar os atendimentos, formando, então, o ‘Quarteirão da Saúde’.

Além disso, a Prefeitura deu início ao funcionamento do Pronto-Socorro do Rio Branco, que pela primeira vez na história levou atendimento de pediatria e traumatologia 24h à Área Continental, inaugurou o Complexo de Especialidades Médicas (Cemesv), o novo Pronto-Socorro Central com demolição do Crei (que dará lugar a uma UPA Central), e promoveu melhorias em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégias de Saúde da Família (ESF’s).

Por Marcela Perdigão