Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 07 de maio de 2024.
26/04/2024
NOTÍCIAS
Formação para professoras aborda a importância do brincar na educação infantil
Em um dia de ações positivas e enriquecedoras para as professoras de contraturno do maternal 2, a formação Vivências Brincantes, promovida nesta sexta-feira (26) pela Secretaria da Educação de São Vicente (Seduc), abordou um pertinente assunto na área: a importância do brincar no desenvolvimento infantil. O encontro ainda contribuiu para estimular a troca de experiências e apresentação de práticas pedagógicas inovadoras. 
 
Realizada nos períodos da manhã e tarde, a formação se deu na Unidade Educacional Clemente Ferreira (Vila Melo), onde especialistas na área da educação infantil compartilharam suas pesquisas e práticas com as professoras e ofereceram um olhar crítico sobre a importância do brincar nesta fase escolar. 
 
Em um primeiro momento, abordou-se os fundamentos teóricos do brincar, destacando seu papel crucial no desenvolvimento cognitivo, social, emocional e motor da criança. As pedagogas puderam rever sobre as diferentes teorias que embasam a importância do brincar e a teoria da aprendizagem significativa.
 
A segunda parte foi prática, com diversas atividades lúdicas, vivenciando diferentes tipos de brincadeiras que podem ser utilizadas na educação infantil. 
 
Um dos momentos mais enriquecedores da formação foi a troca de experiências entre as professoras de contraturno, que puderam compartilhar suas práticas pedagógicas, desafios e  conquistas.
 
Ao estimular o brincar, as professoras proporcionam às crianças um ambiente rico em oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. O brincar é essencial para o desenvolvimento integral da criança, e as professoras, ao reconhecerem sua importância, estão contribuindo para a formação de cidadãos felizes e saudáveis.
 
Outra abordagem foi a de estabelecer uma rotina a qual as crianças conheçam e sigam diariamente. “A formação contribuiu para propiciar as ferramentas necessárias para o desenvolvimento integral da criança e a construção de uma educação de qualidade e equidade. As professoras saem dessa formação mais preparadas para oferecer às suas crianças um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento”, destacou a assessora pedagógica Tathiana Vassão.
 
Participaram da formação o psicólogo Rubens Casal Del Rey, a CAP Ana Paula Macedo (Creche Tancredo) e assessoras pedagógicas da Seduc. 
 
Por - Renato Pirauá

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite