Santos - São Paulo - Brasil, 17 de maio de 2024.
02/05/2024
São Vicente envia pedido de desassoreamento de rios e canais ao Estado
Atuando preventivamente contra os desastres naturais, a Prefeitura de São Vicente, junto aos demais municípios da Baixada Santista, enviou um documento solicitando o desassoreamento dos rios e canais da Cidade ao Governo do Estado.

A medida compõe uma plano do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista) de soluções preventivas contra desastres naturais. Na manhã desta terça-feira (30), representantes das nove cidades (Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos, Guarujá e Bertioga) se reuniram no Salão Nobre do Casa Grande Hotel, em Guarujá, para oficializar o envio da proposta ao Governo de São Paulo.

A solicitação agora será analisada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e o governador Tarcísio de Freitas, que se prontificou a buscar soluções para o enfretamento às enchentes, problema crônico que afeta toda a região.

"Estamos criando uma linha de frente de combate aos alagamentos buscando trazer o Estado à mesa por meio de diálogos propositivos. Aprovamos o documento elencando mais de 77 quilômetros de canais e rios que requerem desassoreamento na região e, agora, passaremos ao Estado, para que, posteriormente, possamos realizar uma reunião para captar esse investimento de mais de R$200 milhões com o governador Tarcísio", explica o prefeito de São Vicente, Kayo Amado.

O encontro também abordou a entrada dos municípios no programa 'Rios Vivos', que tem como finalidade melhorar a qualidade da água dos rios dos municípios paulistas. O objetivo é revitalizar os cursos d’água removendo sedimentos, gerando benefícios para o meio ambiente e para a população. A iniciativa é de responsabilidade do DAEE.

Além do prefeito Kayo Amado, participaram da reunião o diretor da Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista) e o prefeito de Guarujá, Valter Suman.

"O Condesb é um fórum deliberativo que envolve poder público municipal, Governo do Estado e sociedade civil. O objetivo é a discussão de projetos para o desenvolvimento metropolitano. É a oportunidade de abordarmos pautas relevantes para nossa região. Mais um encontro produtivo e de avanços", ressalta Vagner Bernardo.