Santos - São Paulo - Brasil, 17 de outubro de 2018.
16/05/2018
Comissão Municipal de Emprego nomeia presidente e dá posse a novos conselheiros
Eleição ocorreu em assembleia extraordinária realizada nesta terça-feira (15) no Complexo Administrativo Municipal (CAM)

Após serem empossados, os novos conselheiros da Comissão Municipal de Emprego (CME) se reuniram nesta terça-feira (15), no Complexo Administrativo Municipal (CAM), para a assembleia extraordinária de eleição da Mesa Diretora. Eleita por unanimidade, a conselheira representante do Poder Executivo, Cristiane Marques Gomes é a nova presidente da comissão. O servidor público Reginaldo Pereira Gomes dos Santos assume o cargo de vice-presidente. Para secretário-executivo foi mantido o conselheiro Ermano Benedito de Castro.
Participaram da votação 27 conselheiros. A assembleia também contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Assistência Social (Seas), Maria de Lourdes dos Santos Oliveira, e do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Relações do Trabalho (Sedect), Jorge Luiz Soares.

Comissão - Criada pela Lei Municipal nº 606-A de 30/03/1998 e alterada pela Lei nº 621-A de 23/06/1998, a Comissão Municipal de Emprego é um órgão colegiado, de caráter permanente e constituído de forma tripartite e paritária. É composta por representantes dos trabalhadores, de empregadores e do Governo, em igual número, sendo cinco titulares e cinco suplentes de cada representação.

A CME é responsável por articular com instituições públicas e privadas, inclusive acadêmicas e de pesquisa, a elaboração anual de um Plano de Trabalho, documento com propostas relacionadas à geração de emprego que é encaminhado à Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), e à Sedect. A comissão ainda realiza relatórios técnicos e orienta a execução local das políticas Públicas de Trabalho e Renda no município.

Reunião - Durante reuniões mensais, a comissão discute medidas que minimizem os efeitos negativos do desemprego no município ou que aperfeiçoe as ações voltadas para capacitação da mão-de-obra, conforme demanda surgida por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT); e ainda fomenta as ações que auxiliam na divulgação dos serviços de empréstimos concedidos pelo Banco do Povo Paulista (BPP).
A Secretaria Executiva da Comissão é exercida sob a coordenação da Sedect, cabendo a ela a realização das tarefas técnicas e administrativas.

Conselheiros da Comissão Municipal de Emprego – Biênio 2018-2020

I - Representantes do Poder Executivo

Ministério do Trabalho e Emprego
Titular: José Paulo Barreto