Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 16 de maio de 2024.
24/06/2016
Cultura
Secult promove novo teste para obter carteira da Sutaco


Artesãos apresentarão peças para comissão da Secretaria da Cultura na segunda (27)


Mais trabalhos manuais produzidos por artesãos de São Vicente serão avaliados na próxima segunda-feira (27). O objetivo é obter a carteira de identificação da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco). Realizada pela equipe da Secretaria da Cultura (Secult), a avaliação acontecerá das 14 às 17h nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho (Rua Tenente Durval do Amaral, 72 – Catiapoã).

Para obter o documento que o identifica como profissional do artesanato e dá acesso aos serviços prestados pela Sutaco, o artesão deverá fazer o seguinte procedimento:

1 – Demonstrar ofício diante da Comissão Técnica da Secult para que seja avaliado de acordo com normas estabelecidas na legislação;

2 – Comparecer às Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho no dia do teste para entrevista e avaliação do artesanato produzido;

Obs: O agendamento não garante que o artesão será cadastrado; a avaliação da Comissão Técnica será decisiva para a efetivação do seu cadastro.

3 – Apresentar no dia do teste:

– Carteira de Identidade – original e cópia;
– CPF – original e cópia;
– Comprovante de residência (conta de luz, de telefone ou envelope dos Correios com carimbo) – cópia;
– Uma fotografia 2×2 ou 3×4 colorida, atual e sem uso.

4 – Realizar o teste de confecção para avaliação do artesanato. Portanto, o artesão deverá levar também:

No mínimo, três trabalhos de cada técnica que queira cadastrar e o material necessário para se confeccionar uma peça de cada técnica para o teste.

Caso não seja possível executar a técnica no local da entrevista, é necessário levar peças em três fases diferentes do processo de confecção, ou seja: uma no início, uma na fase intermediária e uma na fase final. Contudo, o artesão deverá completar uma das fases na presença da Comissão Técnica, preferencialmente.

Obs.: A Comissão Técnica da Secult representando a Sutaco pode solicitar uma visita técnica ao local de trabalho do artesão.

Os interessados em participar dos próximos testes, devem fazer o agendamento pelo telefone 3468-8636 e comparecer às Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho. A emissão da carteirinha é gratuita.

Instituição – A Sutaco é uma autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) que oferece oportunidades de geração de renda aos artesãos e promove o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável. A Sutaco ainda coordena o Programa do Artesanato Brasileiro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio no estado de São Paulo.

Atuação – Após avaliar, classificar e quantificar a produção de um artesão, a Sutaco o cadastra e emite uma Carteira de Identificação que o credencia como profissional de artesanato. O cadastramento possibilita a utilização dos serviços de emissão de nota fiscal eletrônica, participação em cursos de qualificação e requalificação (como aluno ou mesmo como professor), divulgação, apoio à comercialização, acesso ao microcrédito (Banco do Povo) e orientação técnica e jurídica.


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite