Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
13/06/2016
Cultura
Artesãos realizam teste para obter carteira da Sutaco


Comissão avalia peças confeccionadas nas Oficinas Culturais


Aproximadamente 30 artesãos de São Vicente apresentaram trabalhos manuais no teste da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) nesta segunda-feira (13). O processo para obter a carteira de identificação do artesão ocorreu nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho. Realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), a próxima avaliação está prevista para o dia 27.

Os artesãos são julgados por profissionais da Secult capacitados pela Sutaco. Eles confeccionam peças durante a fase de teste. São tricôs, chochês, bordados e tapeçarias. Também há objetos com material reciclado, como garrafas pet, discos e lacres de latinhas de alumínio. Os produtos envolvem artigos de decoração de casa e para uso pessoal.

Em seguida, o resultado da avaliação é encaminhado para o órgão estadual. É preciso aguardar de 30 a 35 dias para receber a carteira de identificação. O documento credencia o artesão como profissional, além de poder participar de feiras e capacitações realizadas pela Sutaco.

De acordo com a Secult, a carteira de identificação é importante para a divulgação dos profissionais e incentivar o projeto de geração de trabalho e renda. Há casos que o artesão apenas pode expor suas produções com esse documento em outras cidades.

Os testes acontecem a cada 15 dias nas Oficinas Culturais. O próximo está previsto para o dia 27, das 14 às 17h. Os interessados devem agendar as avaliações pelo telefone 3468-3686. Os documentos necessários são carteira de Identidade – original e cópia; CPF – original e cópia; comprovante de residência (conta de luz, de telefone ou envelope dos Correios com carimbo) – cópia; e uma fotografia 3×4.


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite