Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 13 de novembro de 2018.
07/11/2018
Notícias
Alunos de São Vicente serão médicos por um dia

Atividade com “pacientes” ursinhos de pelúcia será nesta quinta-feira (08)


Com um ursinho de pelúcia em mãos, crianças de 5 e 6 anos da EMEIEF Prof. Regina Célia dos Santos  (Rua Visconde de Tamandaré,365- Centro) aprenderão na prática como funciona o trabalho de médicos,  conhecendo as etapas de um procedimento cirúrgico em suas pelúcias.  A atividade será desenvolvida nesta quinta-feira (08), das 14 às 17h, por alunos da educação infantil fase II, sob a orientação de estudantes de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Os universitários integram o “Hospital do Ursinho”, projeto mundial impulsionado pela International Federation of Medical Student's Association Brazi (IFMSA Brazil).

“A importância está na comunicação com as crianças, mostrando que nosso foco não é só a doença, mas a pessoa que está sendo cuidada. Cada aluno levará seu ursinho para ser o paciente e vai tratá-lo da melhor forma possível. Esta humanização é importante no processo de formação acadêmica e profissionalização médica”, explica Alexandre Catena Volpe, diretor de saúde pública e estudante da Unimes.

A didática começará com o aprendizado sobre o funcionamento do corpo humano e em seguida um circuito simulando a rotina hospitalar. Os mini médicos farão consultas, curativos, passando pelas vacinas, sala de gesso, sala de medicação e, por último, a cirurgia para operar o paciente de pelúcia. A consulta será fundamental para que os alunos da Unimes e as crianças firmem um vínculo para trabalhar até o final da atividade. 
  

“Queremos que a criança se depare com todas as etapas do atendimento enquanto explicamos da maneira mais simples e didática possível, o porquê de cada processo. No final, além de ter informação sobre a importância de ir ao médico, essa ação diminui a experiência traumática e o medo de ir ao pediatra”.

A atividade, apoiada pela Secretaria de Educação (Seduc), foi realizada no ano passado em outra unidade escolar do Município e surpreendeu quem estava acompanhando. “Vi o trabalho deles e achei incrível. Aproximou as crianças da medicina. Elas perderam o medo e ficaram animadas para aprender mais. Foi um ótimo estimulo”, conta a chefe de educação infantil da Seduc, Nanci Tanikawa Lopes.

                        


Atalhos da página

Prefeitura de Sâo Vicente

Quem curte

Prefeitura de Sâo Vicente

Siga no Instagram

Prefeitura de Sâo Vicente

Siga no Twitter



Prefeitura 

ACESSO RÁPIDO



Todos os Direitos reservados - Secretaria de Imprensa e Comunicação Social de São Vicente | Acesse Webmail | Troca de senha Webmail
Rede Corporativa e-Solution Backsite