Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 20 de junho de 2019.
09/02/2019
Notícias
Ação Solidária leva assistência a famílias do Jóquei Clube
Muitas mãos foram dadas neste sábado (9), no esforço conjunto para ajudar às famílias atingidas pelas fortes chuvas que caíram na região no início da semana. Centenas de moradores do Jóquei Clube, primeiro bairro da Cidade a ser assistido, participaram da Ação Solidária São Vicente Unida, que teve frentes de trabalho nas áreas social e de serviços urbanos.

Reunidos na Escola Municipal de Educação Infantil Professor José Borges Fernandes (Avenida Salgado Filho, s/nº), profissionais da Secretaria de Assistência Social (Seas) cadastraram 300 pessoas que tiveram perdas com as chuvas, dentre as centenas que passaram pelo local e que receberam algum tipo de assistência. Muitos dos cadastrados perderam móveis e roupas.

Do total, 200 foram assistidas com cestas básicas entregues pelo Fundo Social de Solidariedade de São Vicente, que também doou 400 peças de roupa, 50 colchões e 30 kits de higiene. Foram feitos, ainda, 40 encaminhamentos para o Centro de Referência de Assistência Social Jóquei (Cras). O Fundo Social vicentino está promovendo campanha para arrecadar alimentos, roupas, material de higiene pessoal e móveis.

Participando da Ação, profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) realizaram atendimentos, voltando a atenção às pessoas que tiveram algum problema de saúde devido aos alagamentos. Também houve verificação de pressão arterial.

Nas ruas -  Fora da escola, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), da Defesa Civil e da Codesavi promoveram um amplo mutirão de limpeza em ruas e avenidas do bairro.

Nesta frente de trabalho foram feitos serviços de limpeza de galerias, nas ruas Ofélia Chaves de Meirelles, Salgado Filho e Dom Duarte; recolhimento de móveis danificados, na Rua Luís La Scala Jr; serviço de raspagem na Rua Salgado Filho; limpeza na Praça Matteo Bei e na Rua Salgado Filho, com apoio de máquina e caminhão; limpeza com apoio de máquina e caminhão e retirada de móveis danificados, na Rua Dom Duarte; e raspagem e limpeza na Rua Luís La Scala Jr. Ainda, uma equipe ficou responsável pela recuperação dos tampões de ferro da Avenida Augusto Severo.

Essa operação contou com seis caminhões carroceria, seis caminhões caçamba, um caminhão hidro (para retirada da água acumulada nas galerias), um caminhão vácuo (para limpeza das galerias) e outras máquinas de apoio. Aproximadamente, um mil metros cúbicos de material, sendo 80% de móveis danificados e 20% de lama, foi coletado no bairro. 

No trabalho de campo, engenheiros, arquitetos e técnicos da Secretaria de Habitação (Seab) promoveram avaliações em imóveis que apresentaram problemas após os alagamentos. 

A chuva que atingiu a região causou muitos problemas. Mas eles estão sendo vencidos, com o apoio de todos que abraçaram a Ação Solidária. Esse trabalho trouxe para o Jóquei Clube ações sociais e serviços urbanos. Nossa proposta é seguir trabalhando em conjunto, para garantir o melhor para todos os vicentinos, disse o prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa. Ele acompanhou o mutirão, que foi iniciado às 9 e encerrado às 17 horas.

A deputada federal Rosana Valle, acompanhou os trabalhos realizados no Jóquei Clube, e garantiu apoio à Cidade. Nossa proposta é dar atenção especial para São Vicente, assim como para todas as cidades da Baixada Santista, garantiu.

Acompanhando a Ação, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente, Andrea Gouvêa, destacou o empenho de todos na realização da Ação Solidária.Estou feliz em ver tantas pessoas colaborando com o trabalho que está sendo realizado aqui no Jóquei Clube. O Fundo Social de Solidariedade abraça essa causa com muita força. Unidos, estamos ajudando aqueles que, neste momento, estão necessitando de uma mensagem de carinho e solidariedade, explicou.

Para a responsável pela Secretaria de Assistência Social (Seas), Professora Lurdinha, o contato direto com as famílias foi essencial para a execução do trabalho. Estamos fazendo um amplo levantamento das necessidades dessas famílias atingidas pelas chuvas. O Poder Público vicentino está estendendo as mãos para todos aqueles que precisam ser acolhidos, destacou.

O responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Léo Santos, lembrou que o trabalho tem sido contínuo nos últimos dias. Todas as equipes da Sedup têm se empenhado ao máximo para que tudo esteja em ordem. Tem sido um amplo mutirão de limpeza e serviço, com atenção especial aos locais onde houve alagamentos%u201D.

Já o secretário de Habitação, o arquiteto Luis Terra, falou sobre a importância de se estar próximo à população.Essa integração entre a Prefeitura e a sociedade é essencial para construirmos uma Cidade ainda mais forte. E São Vicente sabe trabalhar e colocar em prática essa união, comentou. 

Ação - Criada pela Prefeitura de São Vicente e coordenada pelo Gabinete do prefeito, a Ação tem como proposta levar solidariedade e mensagens de esperança para quem perdeu bens materiais nos alagamentos causados pelas fortes chuvas. O mutirão fortalece, inclusive, a determinação dos vicentinos de sempre estarem unidos por uma boa causa. Assim, ao longo do dia, profissionais de vários setores da administração municipal se empenharam em dar um pouco de si, para ajudar àqueles que foram afetados pelo mau tempo.

E as palavras da dona de casa Benta de Paula, 87 anos, traduzem o quanto foi valiosa a atenção oferecida. A chuva foi muito forte e alagou minha casa. Perdi algumas coisas. Estava desolada com o que aconteceu. Mas, ao vir aqui, descobri várias pessoas que estão dispostas a ajudar%u201D, comentou, com os olhos cheios de lágrimas. 

Por sua vez, Aline Grazieli Rodrigues de Souza, 26 anos, foi à Escola Professor José Borges Fernandes com a proposta de ajudar. Soube que a Prefeitura ia precisar de voluntários para ajudar as pessoas do bairro. Assim, decidi fazer a minha parte, coletando e doando alimentos, roupas e material de higiene pessoal. Consegui até roupinhas para uma senhora que está grávida de oito meses e perdeu o que tinha. Todos nós temos de ajudar a quem necessita de apoio, ensinou.

A Ação Solidária começou suas atividades, no dia 6, levando assistência às famílias afetadas pelas chuvas e que moram nos conjuntos habitacionais Penedo e Reserva das Primaveras, no Jóquei Clube.
 

Atalhos da página

Prefeitura de Sâo Vicente

Quem curte

Prefeitura de Sâo Vicente

Siga no Instagram

Prefeitura de Sâo Vicente

Siga no Twitter





Todos os Direitos reservados - Secretaria de Imprensa e Comunicação Social de São Vicente | Acesse Webmail | Trocar Senha
Rede Corporativa e-Solution Backsite