Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
01/11/2016
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no Município

Encontro reúne educadores de 23 cidades na quinta (3) e sexta (4)

São Vicente sedia, nesta quinta (3) e sexta-feira (4), o Encontro de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/MEC). Representantes de 23 cidades do Litoral de São Paulo e região do Vale do Ribeira estarão no evento, que acontece das 8h às 17h30, nas dependências da Unibr (Rua Sorocabana, 49 – Centro), onde funcionará o polo de formação viabilizado em parceria com a Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc).

Participam cerca de 100 profissionais da área da Educação, entre orientadores de estudo e coordenadores locais, dos municípios de São Vicente, Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Miracatu, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Juquiá, Pedro de Toledo, Registro, Barra Do Turvo, Cajati, Cananeia, Eldorado, Jacupiranga, Pariquera-Açu e Sete Barras.

Estes são os dois primeiros da série de quatro encontros, com término programado para os dias 16 e 17 de novembro, sob a responsabilidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com Secretaria Estadual de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O PNAIC é um compromisso formal, assumido pelas esferas Federal, estadual e municipal, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental, tendo as instituições de ensino superior como parceiras no desenvolvimento da formação continuada de professores.

Em 2016, três eixos integram o desenvolvimento do trabalho pedagógico: fortalecimento das estruturas estaduais e regionais de gestão do programa, o monitoramento da execução e a avaliação periódica dos alunos.

A formação de professores, desenvolvida em parceria com as secretarias de educação e governos municipais, visa a aprendizagem de alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e daqueles com alfabetização incompleta e letramento insuficiente.