Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
06/09/2016
Criatividade e arte movimentam alunos no Prêmio Amamenta São Vicente 2016

Estudantes participam em diversas categorias. Premiação acontece em 8 de novembro

Desenho de Animal Mamífero, Desenho ou Pintura de Mulher Amamentando, Frase, Poesia, Reportagem e Paródia. Estas são as seis categorias em disputa no Prêmio Amamenta São Vicente 2016, promovido pela Secretaria de Saúde com participação de alunos de todas as idades das redes municipal, estadual e particular.

O tema “Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável” já pode ser trabalhado em sala de aula. De creche a Ensino Médio, todos podem participar.

Os trabalhados selecionados por escola devem ser entregues até às 17h de 29 de setembro na Secretaria de Saúde (Rua Padre Anchieta, 462 – 4º andar – Centro). O material precisa estar em envelope com os dados da escola, nome do professor e identificação dos alunos concorrentes.

Na tarde de 8 de novembro os vencedores serão agraciados com certificados e medalhas, em solenidade no Plenário da Câmara Municipal. O prêmio faz parte da 20ª Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno, comemorada em agosto.

“O concurso ajuda a mostrar a importância do aleitamento materno, incentivando os estudantes a atuarem como multiplicadores de informação, além de criar a consciência para a vida adulta”, destaca a pediatra Ana Lúcia Ramos Barbosa Passarelli, coordenadora do Programa de Saúde da Criança, da Sesau.

Entre os benefícios da amamentação materna para o bebê estão a prevenção à desnutrição, sobrepeso e obesidade; recuperação mais rápida de doenças; melhor resposta à vacinação; efeito positivo na inteligência; proteção contra diabetes, hipertensão e câncer, entre outros.

Para a saúde das mamães há redução do risco de hemorragia e anemia, ajudando o útero a recuperar o tamanho normal; menos chances de desenvolvimento de câncer de mama e ovário; e menor possibilidade de depressão pós-parto.

Mas os benefícios não se restringem à mãe e à criança. Todo o planeta ganha com o aleitamento materno, pois o ato da amamentação gera economia de água, energia elétrica e gás; reduz a dispensa de lixo (embalagens); evita a liberação de toxinas e gases poluentes na atmosfera consequentes da fabricação de bicos, mamadeiras e outros produtos industrializados; e resulta na economia de transportes poluentes.