Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
02/09/2016
Escolas municipais comemoram Dia da Independência

Programação inclui atividades pedagógicas alusivas ao tema e desfile cívico

Em comemoração aos 194 anos de Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822, escolas municipais de São Vicente prepararam atividades especiais dentro da Semana da Pátria. Junto aos professores, os alunos celebram a data entre segunda (5) e terça-feira (6).

A EMEF Mário Covas Jr., no Parque das Bandeiras, terá programação nos períodos da manhã e tarde de terça-feira (6), com execução dos hinos Nacional e da Independência. No decorrer da manhã, haverá explanação sobre o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, e recitação cantada preparada pelos professores Francisco Junior e Rachel Garcia; e apresentação da música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré, cantada com acompanhamento de violão e declamação poética, sob a orientação das professoras Iris Nogueira e Ângela Occhipinti.

Também será realizada exposição de trabalho coletivo da confecção da bandeira do Brasil de forma artística, do professor Wellington Torres. Sob orientação do professor Arnaldo Hottz, alunos preparam cartazes com estudo da relação proporcional entre as formas geométricas que compões a bandeira nacional. No período da tarde, será promovido desfile cívico no entorno da unidade escolar, com participação de alunos, professores e gestores.

Na EMEI Clemente Ferreira, na Vila Cascatinha, as comemorações relativas à Semana da Pátria serão realizadas na segunda (5) e terça (6), com atividades pedagógicas alusivas ao tema e execução dos hinos Nacional, da Independência e de São Vicente.  Ainda haverá desfile com viseiras e bandeirinhas e apresentação da animação sobre a Independência com a Turma do Cocoricó.

Desde o início do mês, professores da EMEIEF Profª Maria Mathilde de Santana, no Japuí, promovem atividades alusivas à data, culminando com desfile cívico na terça (6). Já a EMEF República de Portugal promoverá o tradicional hasteamento da bandeira e execução de hinos.