Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
20/01/2017
Cultura
Padre José de Anchieta é personagem em enquetes teatrais na Biquinha
Apresentações começam às 19h desta sexta-feira (20) e seguem aos finais de semana até 5 de março

Além do tradicional comércio de doces e salgados, a reabertura da Praça da Biquinha, às 19h desta sexta-feira (20), traz uma novidade aos visitantes, com o início de apresentações teatrais relâmpago ao ar livre. Atores interpretarão a peça “Anchieta, o Santo Corcoz”.

A partir de sábado (21), esquetes serão encenadas nos finais de semana, com quatro apresentações por dia: às 10h30, 11h30, 14h e 16h. As sessões vão até 5 de março.

A cena em homenagem ao padre José de Anchieta resume feitos e ações do religioso na convivência com os índios, como catequista e educador. Anchieta foi o primeiro teatrólogo do Brasil, pois encenava autos e mistérios para falar aos índios, aos seus olhos e ouvidos.

A peça recebeu em 2005 o prêmio de melhor texto original no IX FESCETE – Festival de Cenas Teatrais de Santos.

Enfatiza-se no enredo a deficiência física do padre. José de Anchieta era portador de uma corcunda em decorrência de fratura na coluna vertebral. Apesar da saúde frágil, foi um incansável desbravador, superando seus limites, contra as diversidades do meio inóspito em que viveu. Jamais desistiu de suas crenças e valores que o motivavam a sua missão.

A proposta é provocar a reflexão sobre a força de realização humana, que independentemente dos limites físicos, move-se por ideais e realiza grandes feitos.

Também busca estimular, pela narrativa histórica, o sentimento pátrio e o orgulho por nossa origem tupi-guarani, raça que se mesclando a outras tantas, constitui a raça brasileira.


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite