Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
06/02/2017
Comércio
São Vicente fecha o cerco contra ambulantes irregulares

Força-tarefa no comércio teve multas, intimação e apreensões

A Secretaria de Comércio de São Vicente fechou o cerco contra ambulantes que atuam sem registro nas ruas do Município. No último sábado (4), uma força-tarefa apreendeu dezenas de materiais ilegais, autuou empresas e intimou comerciantes. Além disso, distribuiu panfletos aos consumidores, alertando sobre os riscos de comprar mercadorias com procedência duvidosa.

O foco da ofensiva são os ambulantes irregulares. Segundo estimativas da Secretaria do Comércio, são 70 pessoas que atuam nas vias e praças centrais do Município sem autorização da Municipalidade, contra 55 que têm a documentação em dia. A ação se repetirá sem aviso prévio nas próximas semanas, em dias, horários e locais estratégicos.

Na blitz de sábado, foram multadas 15 empresas por planfletagem irregular. Um comerciante foi intimado e ambulantes sem autorização para o comércio tiveram seus produtos confiscados, dentre eles peças de vestuário, bebidas, balão de gás, jogos, queijos e salames. Foram aprendidos também um carrinho de pão de queijo, um carrinho de milho e um carrinho de doces e salgados.

Durante o dia, os dez fiscais que estavam na rua receberam denúncia de um quiosque na praia do Itararé que comercializava latinhas de alumínio, funcionando como um ferro velho. No local, os técnicos constataram o comércio ilegal, apreendendo mais um carrinho, 110 quilos de latinhas de bebidas e uma balança. O proprietário foi autuado e intimando a comparecer a Secretaria de Comércio.

A ação teve a cooperação das polícias Militar e Civil, e contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).

Regularização – Paralelamente às ações fiscalizatórias, a Prefeitura abriu cadastramento de ambulante para futuras licenças. Os locais de atuação ainda serão definidos.

Os interessados devem comparecer de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Rua José Bonifácio, 404, 3º andar, no Centro.