Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
30/03/2017
Educação
Histórias escritas por professora de São Vicente levam crianças ao mundo da imaginação
Em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil, Ines Roggero interage com alunos da Emeif Duque de Caxias na tarde de sexta (31)

Antecipando as comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil, festejado no próximo domingo (2/4), a professora, escritora e contadora de histórias Ines Roggero proporciona nesta sexta-feira (31) uma viagem ao mundo da imaginação para as crianças da Emeief Duque de Caxias (Praça Napoleão Laureano, s/n, Jardim Guassu).

Autora de dezenas de contos para o público infantil, ela levará para a criançada uma história de Páscoa de sua autoria, tendo como protagonistas o coelhinho que produz e entrega os ovos de chocolate e o macaco Chico. O enredo ensina sobre a matéria prima do chocolate e, de forma sutil, aborda valores como cooperação e amizade, sem a necessidade de uma recompensa – embora ela chegue, para a alegria de Chico.

Professora da Rede Municipal desde 2000, Ines é coordenadora pedagógica e conta que a sua habilidade para a escrita vem de longa data. “Sempre inventei histórias. Há 20 anos, quando ingressei em uma escola de educação infantil, montei uma cartilha com historinhas que facilitavam a alfabetização”, recorda Ines, que foi agraciada com uma carta de recomendação do então secretário de Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita, pela obra produzida.

A escritora destaca que o segredo para atrair o público infantil é criar enredos curtos, de fácil compreensão e muito criativos. “A Fundação de São Vicente, por exemplo, contei certa vez na mesa da cantina da escola, cercada por crianças, e os talheres se transformaram em Martim Afonso, Tibiriçá, Ana Pimentel… enquanto a tigela de salada virou a caravela que viajou de Portugal ao Brasil, de uma ponta a outra da mesa”, recorda, avaliando que o mergulho para a literatura infantil está diretamente ligado com a pedagogia e a mensagem deve contemplar qualquer público e todas as idades. “Escrever não é difícil quando se faz com o coração”, conclui.

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL – a data é comemorada em 2 de abril, em homenagem ao nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos mais importantes nomes da literatura infantil. Andersen nasceu em 1805 e é considerado o primeiro autor a adaptar fábulas já existentes para uma linguagem mais adequada ao universo dos pequenos. Foi dele a iniciativa de transmitir a moral e os valores por meio de tradicionais histórias.


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite