Cerca de 25% das estacas da Ponte dos Barreiros devem estar recuperadas ainda este ano

Até o momento, foram reformadas 22 das 217 pilastras e previsão é que esse número chegue a 54 até o início o fim do ano

Compartilhe!

2 curtiram
Até o momento, foram reformadas 22 das 217 pilastras e previsão é que esse número chegue a 54 até o fim do ano

Os trabalhos na Ponte dos Barreiros avançam cada vez mais, e a Prefeitura de São Vicente, com o intuito de manter a total transparência sobre o andamento das obras, informa o passo a passo da reforma. 

No fim de outubro foi iniciada a recuperação das estacas submersas e emersas na estrutura da ponte. 

No total, foram recuperadas 22 pilastras, e a previsão é que até o fim do ano 54 já estejam concluídas, o que significa 25% de todas as 217 deste projeto. 

Vale ressaltar que na fase emergencial, foram recuperadas 52 estacas, e que, ao término das obras, todas as 269 pilastras, 57 transversinas e quatro longarinas estarão completamente recuperadas, fazendo a capacidade da ponte, que hoje é de 32 toneladas, passar para 45 toneladas. 

Outro serviço que já está sendo realizado é o "macaqueamento", serviço que consiste em levantar a estrutura da ponte em alguns centímetros para a colocação de uma nova borracha nitrílica, garantindo a absorção dos impactos diários que a estrutura sofre. 

Já na parte superior da ponte, a equipe da empresa Jatobeton atua na junta de dilatação do New Jersey de número 50, de um total de 58, praticamente finalizando os serviços até o fim do mês. A junta de dilatação é uma divisão entre duas peças de uma estrutura e serve para que essas partes tenham movimentação, sem que tenham contato, ou seja, mantendo a elasticidade da estrutura sem que ela seja danificada. 

A obra tem previsão de duração de doze meses. Todas as colunas, que atualmente medem 40 centímetros de diâmetro, passarão a medir 62 centímetros, garantindo que o suporte de carga passe para 45 toneladas. 

Link para vídeo - https://we.tl/t-tIPf9BiM5I 

Imagens Léo Huber
Por Rafael Henrique