Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
10/03/2021
ESCLARECIMENTO PÚBLICO
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Obras Públicas (Sedup), informa que o material coletado, referente ao conteúdo publicado na página Aqui é São Vicente, do Facebook, é proveniente dos serviços de limpeza e desassoreamento do sistema público de drenagem, serviço que é parte do conjunto de ações preventivas e de manutenção constantes no Plano Emergencial de combate às enchentes.

O material é oriundo de águas pluviais, que escoam das vias públicas e se acumulam nos dispositivos que compõem o sistema de captação, e que escoa para os corpos d’água.

Este é o procedimento que vinha sendo adotado, no entanto, o atual governo já deu início às tratativas com a Sabesp para implementar um  outro processo de destinação deste resíduo, visto que está desenvolvendo um projeto de revitalização para área do Centro Náutico.

Vale acrescentar que todo o material coletado pela rede de esgoto da região insular de São Vicente é encaminhado para a estação de pré-condicionamento, localizada no bairro do José Menino, em Santos. Os resíduos sólidos são destinados ao aterro sanitário Sítio das Neves e não há geração de lodo neste processo.

Na Área Continental, existem duas Estações de Tratamentos – ETEs, Humaitá e Samaritá. Em ambas as áreas, o lodo gerado no final do processo também é destinado ao Aterro Sanitário Sítio das Neves.