Santos - São Paulo - Brasil, 05 de maio de 2024.
15/03/2021
Mais de mil imóveis são visitados durante mutirão da dengue
Além das vistorias realizadas pelos agentes, um caminhão cata-treco retirou entulhos e resíduos das ruas

Nem mesmo o sol forte foi capaz de deter o time de agentes que participou do mutirão do combate à dengue na manhã deste sábado (13), no bairro Parque Continental. A ação contou com a presença do prefeito Kayo Amado, da vice-prefeita Sandra Conti, da secretária de Saúde, Michelle Santos, da diretora de Vigilância em Saúde, Luciana Schiavetti, do chefe do Departamento de Controle de Doenças Vetoriais, Fábio Lopes, além dos fiscais e agentes sanitários.

“Escolhemos o sábado para abordar o maior número de pessoas nas casas. Além do trabalho mecânico, de retirada de possíveis criadouros dentro das residências, fizemos o trabalho de conscientização, para que cada um faça a sua parte”, destaca a secretária de Saúde, Michelle Santos.

Ao todo, 1.006 imóveis foram visitados no bairro. Os agentes conseguiram entrar em 448 residências e fizeram a vistoria completa, eliminando criadouros e orientando os moradores. Outros 437 estavam fechados. Houve 53 recusas parciais (foram trabalhadas as áreas externas) e 68 recusas. Um auto de infração foi aplicado.

O objetivo foi fiscalizar e orientar os munícipes sobre os cuidados necessários para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. Cada equipe de abordagem é composta por dois agentes uniformizados com camisetas do combate à dengue, crachás com foto e pranchetas, sendo todos treinados e capacitados para realizar esse trabalho. É possível certificar se o funcionário é autorizado da Prefeitura de São Vicente através do site. Confira aqui!

“Nós detectamos que a maioria das casas estavam fechadas e tivemos muitas recusas. Nas residências que permitiram a entrada, encontramos algumas larvas e fizemos um trabalho de orientação para que os moradores mantenham o cuidado”, afirma Luciana Schiavetti, diretora de vigilância em saúde.

Caso o munícipe não aceite a entrada da equipe e os agentes percebam que a residência possui criadouros de larvas, é feita uma autuação com o prazo de 10 dias para que seja realizada a limpeza. “Nosso trabalho é de conscientização. Se o aviso não for cumprido dentro do prazo, em última instância é aplicada a multa”, explica Katia Cristina da Silva, fiscal sanitária e supervisora de área.

O bairro Parque Continental foi escolhido em razão do grande número de casos da doença. Fábio Lopes, chefe de Departamento de Controle de Doenças Vetoriais, destaca quais resíduos podem acumular água e servir para o mosquito depositar seus ovos. “Pedimos a colaboração da população retirando os materiais inservíveis para recolhimento. São eles: latas, potes, frascos, tambores, barris, garrafas. E que recebam os agentes de fiscalização, pois só dessa forma conseguiremos combater a infestação”, afirma.

Cata-treco

Em parceria com o trabalho de conscientização e vistoria dos agentes, equipes de zeladoria, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup) e da Subprefeitura da Área Continental, retiraram três caminhões de resíduos e entulhos das ruas. O descarte irregular de lixo é considerado crime e pode ser denunciado pelo telefone 3569-2283, de segunda à sexta, das 9 às 17h

Cuidados necessários:

•Não acumule materiais descartáveis, desnecessários e sem uso. Se forem destinados à reciclagem, guarde-os sempre em local coberto e abrigado da chuva;
•Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie- a completamente, não deixando poças d'água. Se tiver lagos, cascatas ou espelhos d'água, mantenha-os limpos ou crie peixes que se alimentem de larvas;
•Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise deles, guarde-os, sem água, em local coberto;
•Verifique se os ralos da casa não estão entupidos. Limpe-os pelo menos uma vez por semana e, se não estiver usando, deixe-os fechados;
•Guarde garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo;
•Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida dos seus animais, uma vez por semana;
•Retire a água da bandeja externa da geladeira, pelo menos uma vez por semana. Lave a bandeja com sabão;
•Não deixe acumular água nos bebedouros;
•Mantenha os pratos dos vasos de planta sem água. Deposite terra para ajudar a drenagem.

Sintomas – Dengue, zika e chikungunya são três infecções transmitidas pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti. Elas possuem sintomas parecidos, mas algumas características podem ajudar a diferenciá-las.

Não existe tratamento específico para as infecções por estes vírus. A orientação do Ministério da Saúde é que, na presença de qualquer sintoma, o paciente procure a unidade de saúde mais próxima. Além disso, a pessoa deve fazer repouso e ingerir bastante líquido durante os dias de manifestação de sintomas. Alguns medicamentos, como ácido acetilsalicílico e outros anti-inflamatórios, podem aumentar complicações hemorrágicas, principalmente em caso de dengue. Por isso, ao apresentar os sintomas, a pessoa não deve se automedicar.

Dengue - Dores locais nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos, febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, tremor ou suor. Também é comum dor de cabeça, manchas avermelhadas ou náuseas.

Chikungunya - Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Zika - Febre, erupção cutânea, dor de cabeça, dor articular, conjuntivite (olhos vermelhos), dor muscular

Denúncias - Para munícipes que queiram realizar denúncias, o Decodove disponibiliza o número 0800 771 0037. É importante que o denunciante forneça os dados sobre o local onde se encontra a irregularidade, facilitando o trabalho dos agentes.

Por: Isabella Paschoal