Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
16/03/2021
Gelateca reforça Espaço Troca de Livros, no Paço Municipal
O Espaço Troca de Livros, idealizado pela Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom), e que fica no hall de entrada do Paço Municipal, ganhou um reforço de peso nesta terça-feira (16). Uma “Gelateca do Leão Sabido”, projeto que já é sucesso na Cidade, e tem contribuído para estimular o gosto pela leitura em crianças, jovens e adultos, foi doada pelo Lions Clube de São Vicente.

A geladeira, toda colorida e estilizada com arte em grafite, foi entregue recheada de livros, de diferentes gêneros. São cerca de 300 títulos que agora passam a integrar o acervo do Espaço Troca de Livros, à disposição dos munícipes. Assim que a situação da pandemia melhorar, o Paço voltará a permitir o acesso para que as pessoas desfrutem do cantinho especial.

“Estamos muito felizes, pois quando a gente incentiva a leitura, o resultado é muito positivo no futuro das nossas crianças. Queremos que esse movimento todo cresça, chegue nas escolas e chame o vicentino para esse mundo da leitura”, comemorou a secretária de Educação, Nívea Costa Marsili.

O que é a Gelateca

Idealizada pela professora da educação infantil da rede municipal, Regina Morais, a Gelateca “do Leão Sabido” é uma geladeira transformada em biblioteca, com os “produtos” prontinhos para serem “devorados”. O conceito vai ao encontro à frase do escritor e cartunista Ziraldo, de que “o livro é o alimento da alma”.

“A ideia tomou corpo há três anos na EMEI Vila Jóquei. Para eu apresentar a novidade aos meus alunos, eu me caracterizei de princesa, contei uma história e, ao abrir a geladeira, as crianças ficaram encantadas”, conta a professora Regina.

Para a educadora, todos podem embarcar nessa viagem que é a leitura. “A porta da Gelateca se abre para todos, basta levar o livro pra casa. Se gostar pode ficar, e pedimos, se possível, que as pessoas também abasteçam a geladeira com doações”, explica Regina.

A Gelateca do Paço Municipal é a segunda a ser entregue, e outras cinco estão em preparação para equipar escolas e órgãos públicos da Cidade.

Além de estimular a leitura, a proposta contribui para o meio ambiente, com o reaproveitamento de uma estrutura que seria descartada como sucata.

O Lions Clube de São Vicente aceita doações de geladeiras inutilizadas e de livros paradidáticos para preparar as futuras gelatecas. O contato pode ser feito diretamente na sede do distrito, na Praça Vitória da Conquista, 5 (Vila São Jorge), ou pelas redes sociais do clube de servir.

O que é o Espaço Troca de Livros

Desde fevereiro deste ano, quem entra na Prefeitura de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 384) se depara com um espaço para empréstimo grátis de livros. É um espaço democrático, que contempla diversos gêneros de leitura e totalmente aberto para que as pessoas escolham qual título quer levar para casa. A iniciativa é da Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom), com o intuito de estimular a leitura e incentivar a doação de livros, para que mais pessoas possam aproveitar essa ferramenta de transformação.

Por: Peterson Gobetti

Assuntos relacionados: