Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
24/03/2021
NOTÍCIAS
SV cria serviço para atender pacientes que se recuperam de Covid
Cansaço, falta de ar, dores e até dificuldade de locomoção são as principais queixas de quem contraiu Covid-19, tratou, recebeu alta e voltou para a casa. Buscando ajudar na recuperação dos pacientes, a partir de segunda-feira (29), São Vicente inicia projeto “Linha de Cuidado Pós-Covid”, oferecendo atendimento especializado no Centro Médico Martim Afonso (CMMA).

Para que o munícipe utilize esse serviço, será necessário encaminhamento médico, com apresentação de exames e resumo da alta. A assistente social da ala Covid agendará, em até 48 horas, uma consulta com a equipe multidisciplinar. O agendamento será feito via Sistema Único de Saúde (SUS).

O atendimento será humanizado, considerando aspectos físicos e emocionais do paciente. Essa recuperação será feita de maneira fisioterápica, respiratória ou motora, dependendo da situação do munícipe. 

Os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de enfermagem, pneumologista, cardiologista, cirurgião vascular, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.

Para a secretária da Saúde, Michelle Santos, essa iniciativa é de extrema importância porque o paciente deve receber acompanhamento em todos os estágios da doença, inclusive após a alta médica. “Grande parte da população que deixa os hospitais precisa ter uma continuidade no tratamento. Alguns têm enfraquecimento muscular devido à falta de mobilidade e alimentação controlada, ocasionado em perda de massa muscular e peso, por exemplo”, explica. 

O tempo de permanência de cada paciente no tratamento varia, já que cada organismo responde de uma forma diferente aos estímulos, exercícios e medicação administrada. A alta será definida a critério do médico.

O Centro Martim Afonso fica na Rua Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, 425, na Vila Margarida. O atendimento será realizado por meio de encaminhamento médico, de segunda sexta-feira, das 7 às 16 horas.

Por Nicolas Pedrosa


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite