Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
26/03/2021
Mutirão contra a dengue chega à Cidade Náutica
Visitas domiciliares e ‘fumacê’ buscam frear a proliferação do Aedes aegypti

A Cidade Náutica começou a receber o mutirão de combate à dengue. A ação conta com a presença de cerca de 30 agentes de saúde, voluntários e comissionados.

Na primeira etapa, equipes do Departamento de Controle de Doenças Vetoriais (Decodove) visitam as casas do bairro, eliminando criadouros do Aedes aegypti e orientam os munícipes.

Os moradores do bairro também são informados a, neste sábado (27), colocar os recipientes e objetos, que podem servir como criadouros do mosquito, nas calçadas. Neste dia, a Prefeitura passará recolhendo este material para que o descarte seja feito de maneira adequada.

Já a partir de terça-feira (30), equipes passarão espalhando inseticida por aproximadamente 45 quarteirões do bairro. Durante o ‘fumacê’, alguns cuidados devem ser tomados: as pessoas devem permanecer dentro de casa, cobrir recipientes de água e comida dos animais, abrir portas e janelas e retirar roupas do varal (mesmo se estiverem molhadas) e levantar a colcha das camas.

O Decodove ressalta que a prevenção é a melhor forma de combater doenças como dengue, zika e chikungunya. Os agentes realizam visitas constantes em toda a cidade, e a identidade de todos pode ser conferida no site da Prefeitura pelo link: https://www.saovicente.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=10070.

Por: Caio Mendonça