Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
06/04/2021
Dia Mundial da Atividade Física é comemorado com programação on-line
Mesmo com os equipamentos fechados em razão da pandemia, Sespor segue promovendo diversas aulas pela internet, para não deixar ninguém parado

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o dia 6 de abril como Dia Mundial da Atividade Física, promovendo a reflexão sobre a prevenção ao sedentarismo.

Nesse contexto, vale ressaltar que a atividade física não se resume apenas à prática de alguma modalidade esportiva. Qualquer ato que gere gastos de energia é considerado uma atividade física e traz benefícios à saúde.

Nesta data (06/04), a Secretaria Municipal de Esportes (Sespor), de São Vicente, ressalta a importância da prática de atividades físicas para os seres humanos. Diversas aulas continuam sendo produzidas e compartilhadas com todos os alunos matriculados na rede municipal, mas devido ao agravamento da pandemia, não foi possível a realização de eventos presenciais.

Por isso, foram publicadas nas redes sociais da Prefeitura Municipal de São Vicente, algumas das aulas realizadas ao longo dos dias de isolamento, reunindo diversas modalidades. As aulas ocorrem via plataforma Google Meet e o Secretário Adjunto de Esportes, Márcio dos Santos, conta que os professores foram preparados no mês de fevereiro para a realização de aulas esportivas à distância e receberam capacitação com algumas temáticas, entre elas a inclusiva e adaptada.

Márcio enfatizou a importância da prática de exercícios físicos para a saúde das pessoas, já que o exercício reorganiza todo o sistema cardiovascular, músculo esquelético, assim como o sistema nervoso, e colabora para que o indivíduo tenha uma melhor qualidade de vida. “A atividade física contribui não só para o desenvolvimento corporal, mas também na formação de caráter e resgate de valores humanos. Nesse sentido, a Educação Física é uma ferramenta de cidadania, pela qual posso oferecer a vários segmentos da sociedade, noções de espaço e equilíbrio, mas também valores humanos”, conclui.

O secretário de Esportes, Wagner Paraguay, também mandou um recado à população neste Dia Mundial da Atividade Física: "Pratique esporte, porque esporte é movimento, movimento é saúde e saúde é vida!".

Por Guilherme Sibilio