Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
08/04/2021
SV inicia imunização contra a gripe na segunda-feira (12)

A 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, ou gripe, começa na próxima segunda-feira (12), em São Vicente. Nesta primeira etapa, serão vacinados os grupos prioritários, que são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. A meta estipulada pela Secretaria da Saúde (Sesau) é imunizar 90% da população de cada grupo. A primeira etapa da vacinação segue até 12/5.

Para a vacinação, os responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação da criança. No caso das gestantes e puérperas, devem levar a carteira de gestante. Já os profissionais da saúde precisam estar ativos e apresentar documento que comprove vínculo de trabalho com algum serviço de saúde.

Devido à continuidade da vacinação contra a Covid-19, que acontece nesse mesmo período nos postos de saúde, a Secretaria da Saúde adotou um esquema específico para atender a população na imunização contra a influenza.

Em 14 UBSs e ESFSs, a vacina contra a gripe estará disponível de segunda a sexta-feira, das 9 às 15h30.

Já em 12 postos de saúde (UBS Central e as ESFs Praça Vitória, Catiapoã, Parque Bitaru, Náutica, Parque São Vicente, Japuí, Vila Margarida (região Insular), Humaitá, Samaritá, Ponte Nova e Parque das Bandeiras (Área Continental), os horários de atendimento serão divididos nos períodos da manhã e tarde para imunizar contra a Covid-19 e a gripe. No período da manhã (das 9h às 12h30) vacinam contra a Covid-19 e no período tarde (das 12h30 às 15h30), vacinam contra a Gripe

Este protocolo foi criado a fim de evitar aglomerações nas unidades de saúde para a vacinação contra as duas doenças.

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) e a Subprefeitura (Supac) continuam vacinando, exclusivamente, contra a Covid-19. Vale lembrar que estes postos funcionam também em sistema drive-thru. A imunização nestes locais acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30.

Entenda melhor o esquema de vacinação:

Vacina contra a gripe – das 9h às 15h30

LOCAIS: ESFs Sá Catarina, Guassu, JIP, Pompeba, Sambaiatuba, Saquaré/México 70, Tancredo Neves, Esplanada dos Barreiros, Gleba II, Jardim Rio Branco I e II/III, Jardim Rio Negro, Vila Ema e Parque Continental.

Vacinação contra a covid-19 – das 9 às 12h30 / Vacinação contra a gripe – das 12h30 às 15h30

LOCAIS: UBS Central, ESFs Catiapoã, Náutica III, Praça Vitória, Parque Bitaru, Parque São Vicente, Japuí e Vila Margarida (Área Insular), Humaitá, Samaritá, Parque das Bandeiras e Ponte Nova (Área Continental)

Vacinação exclusiva contra Covid-19 – das 9h às 15h30

LOCAIS: Fundo Social de Solidariedade e Subprefeitura, também em sistema drive-thru.

A Covid-19 e a gripe são doenças respiratórias causadas, respectivamente, pelos vírus Sars-Cov-2 e Influenza, transmitidos por contato respiratório e que, inicialmente, podem ter quadros muito parecidos.

“O momento é de cuidado e proteção. Cada um precisa fazer a sua parte. Nós, enquanto poder público, estamos trabalhando incansavelmente para melhorar essa situação. Então, protejam-se. Tomem as vacinas disponíveis nos nossos postos”, comenta a secretária da Saúde, Michelle Santos.

Luciana Schiavetti, diretora de Vigilância em Saúde, ressalta a importância da vacinação nesse momento. “Nós estamos com todos os nossos funcionários empenhados nas campanhas de vacinação. A vacina é o método mais seguro e comprovadamente eficaz para diminuir a circulação desses vírus na região. Tanto a Covid, como a H1N1, levam muitas pessoas aos nossos serviços de saúde. Com o bloqueio da transmissão dos vírus, conseguimos também diminuir a ocupação dos nossos leitos hospitalares”.

Cuidados - A Sesau orienta para que os munícipes adotem as medidas de prevenção à transmissão da Covid-19 durante a campanha, como uso obrigatório de máscara e respeito ao distanciamento de 1,5 metro. As unidades disponibilizarão álcool na entrada para higienização das mãos.

Importante - Diante da gravidade da Covid-19 e da ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas da gripe e do novo coronavírus, o Ministério da Saúde recomenda que os idosos acima de 68 anos dêem preferência à vacina contra a Covid-19. O intervalo de tempo entre as vacinas são de, no mínimo, 15 dias.

Confira os endereços dos postos de vacinação:

UBS Catiapoã - Av. Pérsio de Queiroz Filho, 733/734

ESF Parque Continental I e ESF Parque Continental II  - Avenida Central, 940 –

ESF Humaitá I, II e III - Rua Maria Rocco, s/nº

UBS/ESF Parque das Bandeiras - Praça Dario Aredes Lacerda, 70 Loja 11

UBS /ESF Samaritá - Rua Sergipe, 70.

Por Marjorie Melo