Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 04 de maio de 2024.
09/04/2021
NOTÍCIAS
Associação Filhos de Aruanda apresenta documentário
Associação Filhos de Aruanda apresenta documentário "Raízes do Axé" em SV
 
Presidente da Associação promove documentário neste domingo (11), para celebrar a Umbanda
 
Para realizar a integração da religião afro-brasileira e promover a desmistificação de preconceitos, a Associação Filhos de Aruanda organiza o projeto Raízes do Axé, neste domingo (11), em São Vicente. De forma remota, será exibido às 15h um documentário com músicos, dançarinos e adeptos da religião, como forma de celebração à Festa de Iemanjá e o Dia da Umbanda.

Por meio de gravações, serão abordados temas como: eventos, cultura dos povos de terreiro, danças, peças teatrais, músicas, instrumentos, combate às intolerâncias, criação do selo da Umbanda e até culinárias típicas. A Mãe Idan, conhecida por organizar a Procissão de Iemanjá no Município há 17 anos, também será homenageada.

Devido à pandemia, este ano a Cidade não pôde realizar a Procissão de Iemanjá na Praça Tom Jobim, como de costume em todo segundo domingo de fevereiro. Com o apoio da Lei Aldir Blanc, a presidente da Associação, Benedita Aparecida Marqueti, conhecida como Mãe Benedita de Iansã, encontrou uma nova forma de incentivar a tradição.

Para assistir ao documentário é necessário acessar os seguintes links:
 

- Facebook: https://youtu.be/RldrIKJFQD0

- Youtube: https://www.facebook.com/associacaofilhosdearuanda  
 
Associação Filhos de Aruanda:

A entidade sem fins lucrativos é comandada por Benedita há mais de dez anos e reúne cerca de 300 pessoas.

Curiosidades
 
Difundida entre o Candomblé, Catolicismo e o Espiritismo, a Umbanda foi criada no Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1908. O que poucos sabem é que São Vicente incluiu o Dia Municipal da Umbanda em seu calendário oficial, no final de 2017, conforme rege a Lei Nº 3750-A. 
 
Além disso, entre as reivindicações pelo respeito e combate à intolerância religiosa, diversos representantes da religião, há nove anos, rumaram a Brasília para acompanhar a sanção da Lei N° 12.644 de 16 de maio de 2012, que instituiu o Dia Nacional da Umbanda no Brasil. Entre os grupos de várias cidades, Benedita estava presente, representando a Associação Filhos de Aruanda e o Município de São Vicente.

 

Por Henrique Miguel


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite