Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
09/04/2021
Procon realiza 490 atendimentos nos primeiros 100 dias
Órgão realizou a capacitações de funcionários e apoio no atendimento, com a criação de redes sociais na nova gestão

Os primeiros 100 dias do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Vicente foram focados no aprimoramento da assistência aos munícipes, implantação de painel eletrônico de atendimento, capacitações e trabalhos de fiscalização de estabelecimentos com maior qualidade e agilidade. E o balanço é positivo, com 490 atendimentos.

Iniciativa I - Melhoria na qualidade e na agilidade do atendimento, agora também por redes sociais e WhatsApp

O Órgão passou por mudanças nos formatos de auxílio ao consumidor. Em respeito às medidas de isolamento social para evitar a propagação da Covid-19 e visando a melhor acessibilidade, o Procon passou a receber agendamentos com auxílio das redes sociais. Atualmente, é possível realizar contato por pelo menos cinco maneiras distintas, entre elas:

- Telefone (13) 3579-1304
- WhatsApp (13) 35791307
- E-mail: procon@saovicente.sp.gov.br
- Instagram: @proconsaovicente
- Facebook: www.facebook.com/proconsaovicente

Iniciativa II - Treinamento de servidores

Para o reconhecimento de excelência na Defesa e Valorização do Consumidor/Cidadão e consonância com as medidas técnicas adotadas pela Fundação Procon, os profissionais realizaram em março, o Curso para capacitação ao Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), objetivando ações de educação, fiscalização, atendimento a consumidores, formação e capacitação de servidores e modernização do órgão municipal. Além disso, nos mais de três meses houve:

- Aumento de agentes fiscais.
- Criação de um formulário no Google Forms para que o consumidor possa interagir e verificar o andamento dos processos.
- “Projeto Procon vai à sociedade”: Consiste na realização de ações educativas de proteção e defesa do consumidor para informar os direitos e deveres dos munícipes, com o objetivo de diminuir sua vulnerabilidade nas relações de consumo com palestras nas escolas, associações e demais órgãos.

Iniciativa III - Implantação de painel eletrônico de atendimento

Para oferecer a melhor estrutura ao consumidor, foi criado o painel eletrônico de atendimento, além de um balcão com informativos

Iniciativa IV - Fiscalização de estabelecimentos

Estão sendo realizadas fiscalizações semanais, firmadas em parcerias com outros departamentos da Prefeitura para a formação de uma Força-Tarefa. Também houve apoio junto à Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Supermercado Sonda. Desde o início da Gestão, foi estreitado o contato com o responsável pelo PROCON.

Por Henrique Miguel