Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
09/04/2021
Renegociação de contratos de aluguel de imóveis gera economia de R$ 1,1 milhão

Montante representa uma economia de 13% em comparação ao começo do ano

Em cumprimento ao decreto 5442-A, a Secretaria de Administração está executando os processos de renegociação de contratos de locação de imóveis. Em 100 dias, o trabalho já resultou em uma economia de R$ 93,2 mil por mês, o que representa uma economia de R$ 1,1 milhão por ano.

Em janeiro, a Prefeitura alugava 86 imóveis, representando um gasto mensal de R$ 757,9 mil. Até o momento, três imóveis foram devolvidos, quatro contratos tiveram os processos de renegociação efetivamente concluídos, e outros 24 estão em fases avançadas do procedimento de devolução ou renegociação.

De acordo com o secretário de Administração, Yuri Camara Batista, esse processo  é muito importante para a racionalização de recursos públicos. As ações consideraram a reprogramação de políticas públicas ou encerramento de serviços que não eram eficientes, de modo que o Município apresente redução dos gastos de aluguel, mas não tenha prejuízo a nenhum serviço público.

A renegociação de contratos visou melhorias na manutenção dos prédios e realização de reformas. “Dessa forma, foi possível dar condições adequadas para os servidores públicos e oferecer melhor atendimento ao cidadão”, afirma o secretário.

Entre os locais que passaram por essa mudança, é possível destacar o Fundo Social de Solidariedade, o Complexo Administrativo Municipal 1 e o Conselho Tutelar. “Atendemos uma demanda de mais de 12 anos dos conselheiros tutelares que reclamavam de condições precárias”, explicou Yuri.

Além disso, a fim de possibilitar as devoluções de imóveis locados, foram realizados estudos para reorganização dos espaços, o que permitiu o melhor aproveitamento das instalações. Como efeito prático, permitiu-se a instalação da Secretaria de Turismo, que estava inoperante há mais de oito meses, por falta de local para exercer suas atividades.

Por Vinícius Claro