Santos - São Paulo - Brasil, 18 de maio de 2024.
19/04/2021
Soldados do Exército Brasileiro passam por treinamento para enfrentamento ao Aedes aegypti
30 militares se juntarão aos 30 agentes da Cidade que passa a contar com 60 pessoas atuando nos Bloqueios de Controle de Criadouros (BCC); soldados já começam o trabalho nesta terça-feira (20), no Jóquei Clube

São Vicente ganhará um reforço especial no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, já a partir desta terça-feira (20). Isso porque 30 soldados do 2º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) se juntam aos agentes do Município nesta missão: não deixar o Aedes aegypti vencer a guerra.

Nesta segunda-feira (19), os soldados passaram por treinamento, das 8h ao meio-dia, ministrado pelo chefe de Departamento de Controle de Doenças Vetoriais (Decodove), Fábio Lopes.

Durante o encontro, Fábio mostrou a situação epidemiológica da Cidade, a forma como será feito o trabalho, como será a participação dos soldados, os tipos de controle, e apresentou um pouco da biologia do Aedes aegypti.

O tenente-coronel José Roberto Cruz acompanhou o treinamento e salientou que o Exército está à disposição para ajudar a Cidade, citando o lema “Braço forte, mão amiga”.

O prefeito Kayo Amado também esteve presente no treinamento e agradeceu todo o empenho do batalhão no enfrentamento a essa epidemia. “O Exército, sempre que pode, nos ajuda e agora não é diferente. Vim agradecer por mais este auxílio no combate ao mosquito. Ganhamos corpo nessa guerra”, finalizou o prefeito.
Já a secretária da Saúde, Michelle Santos, também vê com bons olhos a chegada desse reforço, pois será possível dobrar o efetivo de agentes. “Se antes contávamos com 30 profissionais, hoje temos 60 pessoas nas ruas. Medidas como essa vão nos ajudar a superar as dificuldades impostas por essa epidemia”, declarou.

Bloqueios de Controle de Criadouros (BCC) - A Cidade realiza todos os dias o chamado Bloqueio de Controle de Criadouros (BCC), nos bairros de maior incidência de casos. Com o recrutamento de 30 soldados, e o consequente aumento do efetivo, o trabalho será feito de maneira mais completa e rápida. O BCC é uma atividade que se inicia a partir de um caso suspeito ou confirmado de dengue e consiste nas visitas dos agentes de combate às endemias aos imóveis de uma área determinada, eliminando criadouros de mosquitos e orientando os responsáveis a adotarem medidas para evitar a proliferação deste vetor, o Aedes aegypti.

O biólogo Fábio Lopes afirma que, neste momento, as equipes do Decodove estão focando os esforços nesses bloqueios. “O objetivo deles é justamente quebrar o ciclo de transmissão da dengue, que se dá quando o mosquito sadio pica uma pessoa doente, se infecta e transmite a doença ao picar uma pessoa sadia”, explica.

Para finalizar, Fábio ainda pede que “a população nos ajude nessa luta, permitindo a entrada dos agentes nos imóveis e seguindo as orientações para evitar a proliferação de mosquitos”, afirma, deixando claro que o departamento segue os protocolos sanitários, como utilização de máscara, álcool em gel, além dos profissionais já estarem vacinados contra a Covid-19.

O próximo BCC será realizado nesta terça-feira (20), no bairro Jóquei Clube, das 8h às 14h, já com os 30 soldados treinados, junto com os 30 agentes do Decodove.

Por Nicolas Pedrosa