Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
21/04/2021
Estado oferece quatro oficinas culturais com inscrições até esta quarta-feira (21)

O Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de São Vicente, traz quatro atividades culturais gratuitas para os vicentinos entre 3 a 27 de maio. São oferecidos cursos práticos e teóricos de forma remota. As aulas ocorrem pelo aplicativo Zoom Meetings para interessados a partir de 16 anos e as inscrições se encerram nesta quarta-feira (21).

Anima em Casa

Para compartilhar experiências com o cinema de animação, a artista plástica Eliana Ribeiro, mostra a partir de 3 de maio, possibilidades ópticas e aplicações de imagens em movimento com o projeto “Anima em Casa”. Com poucos recursos, usando o celular como grande exemplo, ela pretende contar os primórdios do cinema e trazer uma reflexão de ideias de forma consciente e criativa.

Ao todo, serão abertas duas turmas, sendo disponibilizadas 30 vagas.

Turma A - 3, 5, 10 e 12 de maio - 18h à 20h

Turma B - 25, 26, 27 e 28 de maio - 10h às 12h

Link para inscrição: https://forms.gle/CygdnfvPBRBHM9Ez7

Quem é Eliana Ribeiro? - Formada em artes plásticas pela UNICAMP (1992), ela trabalha em curtas e longas-metragens como diretora de arte e montadora. Desde 2007, ela trabalha junto ao Núcleo de Cinema de Animação de Campinas como monitora em oficinas de brinquedos ópticos e de cinema de animação, utilizando várias técnicas.

Oficina de Aquarela Intuitiva

Técnicas de uso de aquarela, história e artistas que já usaram o material. Nos dias 3, 7, 10 e 14 de maio, das 10h às 12h, a artista Soraya Lucato oferece o curso “Aquarela Intuitiva”.

Lucato traz uma oficina interativa para que pessoas de várias áreas possam usar a aquarela tanto como ferramenta expressiva, quanto como meio de aplicar em artesanatos e artefatos. A produção de elementos, possibilitando seu próprio sustento, será o grande foco das aulas. Ao todo, 50 vagas estão disponíveis.

Link para inscrição: https://forms.gle/xrXyH2DKc4qeBF2n7

Quem é Soraya Lucato? - Formada em Artes Visuais e Artes Cênicas, Soraya é pós-graduada em Arteterapia, formada pelo Instituto Arno Stern, em Paris. Ela também é formada em Educacion Creadora por Miguel Castro e Vega Martin, em Bilbao, na Espanha. A artista ministra aulas de Arte para crianças, História da Arte, Aquarela, Dançaterapia e Ateliê de Movimento.

Clube de Leitura - Uma Viagem Pela América Latina

Focado na literatura latino-americana contemporânea, o escritor Felipe Souza realiza um clube de leitura virtual, com discussões de livros de diversos países, de modo a realizar um tour literário da América Latina. Os encontros ocorrem nos dias 04, 06, 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de maio, das 18h às 20h

Estão disponíveis 50 vagas. As inscrições devem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/hAde5gMEeLKVQ3kA6

Quem é Felipe Souza? - Escritor e pesquisador, Felipe Souza é, atualmente, mestrando em Criação Literária pela USP, mesma universidade onde se formou em Ciências Sociais. Como escritor, publicou o livro de contos “Enquanto o infarto não vem” (Patuá, 2018) e o romance “Curriculum Vitae” (Patuá, 2019), premiado na “2a Edição do Edital de Publicação de Livros na cidade de São Paulo” e atualmente semifinalista do Prêmio Guarulhos de Literatura. Também participou das antologias Curva de Rio (Giostri, 2017), Carne de Carnaval (Patuá, 2018) e Antologia do Desejo (Patuá, 2018). Desde 2016, ele ministra oficinas e organiza eventos ligados à literatura em bibliotecas e escolas públicas de São Paulo.

Oficina “Mecanismos para Vencer o Tédio - Performance em Confinamento”

Por meio de exercícios práticos em casa e de exposição teórica sobre performatividade, a artista Carla Marco promove reflexão entre os sentidos da relação do corpo com a arquitetura de casa, trazendo novas perspectivas.

O evento disponibiliza 30 vagas e ocorre nos dias 4, 6, 11 e 13 de maio, das 10h às 12h

Link para inscrição: https://forms.gle/Wgq8A93Hf2712jwo6

Quem é Carla Marco? - Atriz, performer e arte educadora formada pela Universidade Anhembi Morumbi, Carla Marco é prientadora de Artes Cênicas do Sesi, em São José do Rio Preto, e ao longo de sua trajetória orientou e dirigiu diversos espetáculos artísticos-pedagógicos. Ela faz parte do Coletivo Ponto Cego de Performance e integrou a Cia Uma das Três, de Teatro, onde atuou e dirigiu espetáculos. Em 2020, durante o confinamento, Carla desenvolveu a série de performance "MULHER" e estreou o espetáculo virtual “Melissa”. Atualmente está em processo com o projeto “Tecido” na pesquisa do teatro performativo.

Por Henrique Miguel

Att