Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
30/04/2021
Saiba o que funciona durante o feriado deste sábado (1º)
 No Dia do Trabalhador haverá alterações no expediente da Cidade

A Prefeitura de São Vicente divulga o expediente do dia 1º de maio, o feriado internacional do Dia do Trabalhador.

Para evitar o contágio da Covid-19, o atendimento no Paço Municipal permanece apenas de forma on-line para serviços como o Centro de Apoio ao Contribuinte - CAC, Procon e Ouvidoria.

Os agendamentos e atendimentos devem ser feitos pelo site da Administração Municipal, através do link: https://www.saovicente.sp.gov.br/publico/

Confira o expediente no dia 1° de maio:

Saúde:
Todas as Unidades da Rede de Urgência e Emergência (Pronto Atendimento Parque das Bandeiras, Pronto Atendimento Francisco G. S. Feitosa - Humaitá, Hospital Olavo Hourneaux de Moura, Hospital Municipal de São Vicente e Maternidade Municipal de São Vicente), funcionam normalmente no período.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) estarão fechadas.

A vacinação será paralisada neste sábado (1º), e será retomada na segunda-feira (3), no esquema 'CoronaGripe'. Das 9h às 13h30 haverá imunização contra a Covid-19 e, à tarde, das 13h30 as 15h30, será feita a aplicação do imunizante contra a gripe (Influenza).

Comércio:
Em conformidade com a Fase de Transição do Plano São Paulo, desde 18 de abril, a Prefeitura adotou novas medidas de flexibilização, por meio do Decreto 5518-A. Entre as alterações estão:

- Comércio de rua pode funcionar diariamente das 10h às 18h;
- Bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques estão autorizados a atender das 11h às 19 horas, com 25% da capacidade. Há uma tolerância de duas horas para finalização de atendimento e, às 21h, o local deve fechar totalmente. O delivery pode ser feito a qualquer hora, take away (retire e leve) até às 20h e sistema drive-thru até meia-noite;
- Ambulantes podem atuar das 10h às 18h, porém, sem montagem de barraca, guarda-sol, tendas ou cadeiras;
- Shopping pode abrir ao público das 11h às 19h;
- Supermercados funcionam sem restrição de horário, com recomendação de que o período entre 6h e 9h seja destinado, preferencialmente, para pessoas a partir dos 60 anos, gestantes e pessoas com deficiência.

Praias, academias e igrejas:
- Praias estarão liberadas para atividades físicas e esportivas individuais, ainda com a proibição de guarda-sol, tenda, cadeira de praia e barracas.
- Academias e hidroginástica não possuem restrições de horário, mas devem seguir com limitação de 25% da capacidade e 50% do uso de equipamentos.
- Condomínios e espaços comuns de áreas de lazer podem funcionar com agendamento e sem aglomeração.
- Igrejas podem realizar cultos com, no máximo, 30% da capacidade.

Feira Segura

- As feiras livres também funcionam normalmente, com os protocolos sanitários rígidos como: uso obrigatório de máscaras, protetores faciais, álcool gel, distanciamento entre clientes, aferição de temperatura e acesso controlado.

Zeladoria

- Os serviços de limpeza da praia, ruas e avenidas seguem normalmente.
- Coleta de lixo não sofrerá alteração.
- O agendamento do Cata Treco será paralisado no sábado (1º), mas retorna normalmente na segunda (03).

Telefones do Cata-Treco:
- Região insular (13) 3461-2756 ou 3464-1018
- Área Continental (13) 3566-6546

A coleta seletiva não funcionará neste feriado.

Educação
As escolas particulares e da rede municipal e estadual não funcionam. Não há previsão de retorno presencial, até o momento, e as atividades seguem de forma remota.

Equipamentos públicos
Os equipamentos turísticos e culturais permanecem fechados em razão da pandemia.

Guarda Civil Municipal
A GCM segue com o monitoramento 24 horas, normalmente, com a realização de rondas pela Cidade.

Por Maria Angélica Medeiros