Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
03/05/2021
NOTÍCIAS
Estátuas históricas passam por recuperação em São Vicente
Monumento de Martim Afonso de Sousa foi encontrado em avançado estado de deterioração; figura de Padre José de Anchieta sofreu vandalismo no início de abril

Quem passar por pontos turísticos de São Vicente vai sentir a ausência de algumas obras artísticas tradicionais da Cidade. Diante da dúvida de alguns munícipes sobre o que aconteceu com elas, a resposta é que a Secretaria de Cultura (Secult) está promovendo a recuperação de monumentos para que, em breve, os vicentinos e os turistas possam, novamente, apreciar a arte e a história que eles representam.
 
A primeira estátua a ser retirada para restauro foi a de Martim Afonso de Sousa, fundador da Cidade, que fica logo na entrada da Casa Martim Afonso, ponto turístico inaugurado em 2000. A obra de arte estava abandonada e o trabalho de restauro era necessário e urgente, pois a estátua estava prestes a cair, com as pernas perdendo sustentação. Estavam com rachaduras e algumas partes estavam presas com fita adesiva.
 
A outra estátua é a do Padre José de Anchieta, instalada na Praça 22 de Janeiro, na Biquinha. No início de abril, o monumento foi alvo de vandalismo e teve as mãos e a bengala arrancadas. A Secult providenciou o transporte da escultura, com cuidado, para a realização de reparos. Os trabalhos estão a todo vapor para que a obra esteja de volta ao local o mais rápido possível.
A Guarda Civil Municipal (GCM) faz rondas constantes, agindo para inibir estes atos e pede a colaboração da população para que crimes desta natureza sejam denunciados pelo telefone 153.
A Secretaria de Cultura (Secult) tem feito um levantamento de todos os patrimônios históricos do Município, para dar início a um amplo trabalho de restauração de estátuas, monumentos e prédios históricos, preservando a história da Cidade e do Brasil.
 
Por Peterson Gobetti


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite