Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
05/05/2021
Subprefeitura ganha ‘gelateca’ nesta quinta-feira (6)
Geladeira customizada dá acesso gratuito a livros de diferentes gêneros

Uma nova “Gelateca do Leão Sabido” vai ser entregue na Cidade pelo Lions Clube de São Vicente. Às 10 horas desta quinta-feira (6), a geladeira adaptada para servir como biblioteca ambulante estará à disposição na Subprefeitura da Área Continental (Av. Ulisses Guimarães, 211 - Jardim Rio Branco).

Idealizado pelo clube de servir, o projeto já é sucesso na Cidade e tem contribuído para estimular o gosto pela leitura em crianças, jovens e adultos. A geladeira, toda colorida e estilizada com arte em grafite, é recheada de livros, de diferentes gêneros e centenas de títulos da literatura nacional e estrangeira.

Na próxima quinta (13), é a vez de a UBS Central (Av. Antônio Emmerich, 509 - Vila Cascatinha) ganhar o equipamento.

O que é - Idealizada pela professora da educação infantil da rede municipal, Regina Morais, a Gelateca “do Leão Sabido” é uma geladeira sem uso transformada em biblioteca, com os “produtos” prontinhos para serem “devorados”. O conceito vai ao encontro à frase do escritor e cartunista Ziraldo, de que “o livro é o alimento da alma”.

“A ideia tomou corpo há três anos na EMEI Vila Jóquei. Para eu apresentar a novidade aos meus alunos, eu me caracterizei de princesa, contei uma história e, ao abrir a geladeira, as crianças ficaram encantadas”, conta a professora Regina. Na prática, as pessoas levam para a casa o livro que desejarem, sem qualquer burocracia. Depois, podem devolver, para que outros possam apreciar a mesma leitura.

Para a educadora, todos podem embarcar nessa viagem que é a leitura. “A porta da Gelateca se abre para todos. Se gostar pode ficar, e pedimos, se possível, que as pessoas também abasteçam a geladeira com doações”, explica Regina.

Este ano, outros dois locais foram atendidos pelo projeto: a EMEF Leonor Guimarães Alves Stoffel (Samaritá) e o saguão do Paço Municipal (Centro). Além de estimular a leitura, a proposta contribui para o meio ambiente, com o reaproveitamento de uma estrutura que seria descartada como sucata.

Doações - O Lions Clube de São Vicente aceita doações de geladeiras inutilizadas e de livros paradidáticos para preparar as futuras gelatecas. O contato pode ser feito diretamente na sede do distrito, na Praça Vitória da Conquista, 5 (Vila São Jorge), ou pelas redes sociais do clube de servir.

Por Renato Pirauá