Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de junho de 2024.
07/05/2021
NOTÍCIAS
Secretaria de Esportes promove palestra sobre combate ao assédio
Capacitação foi conduzida pela assessora de Políticas Públicas para a Mulher, Hanna Pereira
 
A Secretaria de Esportes (Sespor), atenta aos possíveis problemas vividos dentro de um ambiente de trabalho, promoveu nesta semana uma palestra de capacitação em combate aos assédios moral e sexual. "A iniciativa propõe um ambiente igualitário. Com isso, tivemos a ideia de trazer uma especialista para abordar o assunto. Devemos trabalhar o respeito à mulher no esporte. Em São Vicente, temos vários exemplos femininos que ajudam a erguer a bandeira esportiva da primeira Cidade do Brasil", explica o Secretário Adjunto de Esportes, Marcio dos Santos.

O evento foi conduzido pela assessora de Políticas para a Mulher, Hanna Pereira. O objetivo é mostrar aos profissionais da área, que em algumas ocasiões o discurso não evidencia a presença de um diálogo ofensivo, mas que está embutido. A palestrante denomina isso como “violência silenciada”. O ato pode ocorrer tanto para âmbito moral quanto sexual. Hanna explica que dentro do assédio moral, a ação só pode ser caracterizada dessa forma quando se trata de um ato recorrente. “Um grito específico ou bater de porta exagerado, não se configura como assédio. Trouxemos exemplos de discursos e atitudes abusivas”, afirma. 
 
O público feminino foi pauta, devido ao fato de, historicamente, a sociedade atribuir à mulher termos pejorativos dentro do esporte. Visando mudar este cenário em São Vicente, a Sespor realiza ações de conscientização. A sessão trouxe possíveis diálogos a serem utilizados e que trabalham de modo respeitoso. A meta é que professores e gestores da Secretaria, além de operadores de equipamentos, estejam aptos a um bom atendimento ao público. 
 
O professor de boxe, Michel Carvalho, aprovou a palestra e fez uma reflexão sobre o assunto. “O bate-papo foi fundamental. É importante tomarmos cuidado para não desrespeitar ninguém. O mundo está passando por grandes mudanças e precisamos ter ferramentas para incluir a todos. A base de tudo é servir com respeito como todos merecem”, relatou. 
 
Outro assunto abordado pela palestrante foi a vulnerabilidade social. Foram trabalhadas formas de contato que pregam respeito e empatia com os mais necessitados, objetivando atrair essas pessoas para transformar o esporte em um ambiente igualitário, proporcionando espaço a todos os vicentinos que desejam realizar exercícios físicos. 
 
O Secretário de Esportes, Wagner Paraguay, ressalta a importância do esporte no combate às injustiças. “O esporte, nas antigas civilizações, sempre demonstrou desigualdade. Atualmente, não podemos compactuar com um ambiente machista e com falta de respeito. A área esportiva contribui não somente para a formação corporal, mas também na formação do caráter do indivíduo. E é assim que a Sespor vai direcionar o esporte, com igualdade”, concluiu.

Por: Guilherme Sibilio

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite