Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 21 de maio de 2024.
15/05/2021
NOTÍCIAS
Mais de 5.800 pessoas tomam vacina contra gripe no Dia D
Mesmo durante a pandemia de Covid-19, autoridades alertam para a importância de ficar em dia com a vacina contra influenza 
 
O ‘Dia D’ de vacinação contra influenza em São Vicente foi agitado. Neste sábado (15), foram 5.805 pessoas imunizadas em nove postos do Município. Os idosos foram o grande destaque do dia, e representaram 88% do público vacinado. 
 
Em São Vicente, as campanhas de vacinação contra o coronavírus e influenza acontecem simultaneamente. Por conta disso, é importante reforçar alguns cuidados que devem ser tomados pelos públicos aptos a receber os dois imunizantes. 
 
Quem tomar a vacina contra a Covid-19, seja a primeira ou a segunda dose, deve esperar pelo menos 15 dias para receber a imunização contra influenza. Caso a pessoa tome a vacina contra a gripe primeiro, também deve esperar o mesmo intervalo antes de ser imunizado contra a Covid-19. 
 
Por conta deste intervalo, as autoridades de saúde recomendam que as pessoas que estão no público alvo das duas campanhas, priorizem a vacina contra o coronavírus. 
 
O ideal é seguir o exemplo de Eliane Terezinha, de 69 anos. A moradora de São Vicente esteve presente na UBS Central, durante o ‘Dia D’ da vacina contra a gripe, neste sábado (15), para ser imunizada. 
 
Com muita responsabilidade, Eliane deu o recado: “Já faz mais ou menos um mês que tomei a segunda dose da vacina contra o coronavírus, e hoje vim tomar contra a gripe. Acho muito importante a gente se prevenir, cuidar da saúde, principalmente na nossa idade”. 
 
Quem também compareceu à vacinação no posto móvel do Shopping Brisamar foi o prefeito de São Vicente, Kayo Amado. Ele aproveitou a facilidade do drive-thru para levar o pai, Seu José Carlos, 68 anos, carinhosamente conhecido como Amadão, para receber a vacina da gripe. "Foi mais um momento especial para mim, de poder levar meu pai para receber a vacina e deixá-lo mais protegido. Estou feliz também por ver tantos vicentinos vindo se vacinar e em poder ver nosso time da Saúde empenhado, com toda a organização e dedicação destes profissionais. Estamos fazendo bem o nosso papel", disse. 
 
A secretária de Saúde, Michelle Santos, acompanhou de perto os trabalhos. "Temos duas campanhas de vacinação ocorrendo na Cidade e isso é bastante complexo. Hoje foi um dia exclusivo para a vacina da gripe e nossos profissionais estão de parabéns, pois nossa logística está dando certo e estamos conseguindo atender a população, que é o mais importante", afirmou. 
 
Vacinação contra a Gripe – Na segunda etapa da campanha foram incluídos idosos com mais de 60 anos e profissionais da educação das redes pública e privada. O público alvo da primeira etapa, que são crianças de seis meses a menores de seis anos, indígenas, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, que ainda não se imunizaram, também podem comparecer aos postos de saúde da Cidade, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 15h30. 
 
Quando há inclusão de novos públicos-alvos na campanha contra a Covid-19, os postos deixam de funcionar no modelo ‘CoronaGripe’ e passam a funcionar o dia todo para aplicação dos imunizantes contra o coronavírus. 
 
 Por Caio Mendonça

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite