Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de maio de 2024.
18/05/2021
NOTÍCIAS
Prefeito entrega premiação aos vencedores do concurso sobre o Dia Mundial da Água
15 produções foram selecionadas em diferentes categorias; prefeito Kayo Amado entregou diploma e brindes aos alunos

O prefeito Kayo Amado recebeu, no Salão Nobre do Paço Municipal, os jovens vencedores do concurso sobre o Dia Mundial da Água e todos foram premiados. 

Os participantes tinham a missão de gravar vídeos trazendo mensagens de conscientização sobre a preservação do meio ambiente e da importância da água para os seres vivos e o planeta Terra. 

Os 15 autores dos vídeos escolhidos pela comissão julgadora participaram da cerimônia que contou com a presença de secretários, professores e pais de alunos. Os estudantes receberam certificados e kits contendo material para desenho, perfume e squeeze. 

A professora Iracy Lea Pécora, que trabalha na Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), foi uma das idealizadoras do projeto. Para ela, o grande desafio foi reinventar a forma de celebrar esse dia por conta da pandemia. “No papel que desempenhamos dentro da Semam na área de educação ambiental, tivemos que nos adaptar por conta da pandemia. Foi com essa dificuldade que nasceu a ideia para o concurso de vídeos sobre importância da água. Foi muito gratificante ver que deu certo”, disse. 

A aluna da Escola Municipal José Meirelles Prefeito, Bruna Santos Cardoso, foi premiada em duas categorias e se surpreendeu ao receber a notícia. “Não tive muita dificuldade para ter a inspiração, mas não imaginava que ia vencer, ainda mais dois prêmios. Fiquei muito feliz e emocionada, por se tratar de um tema tão importante e fundamental como a água. Temos que ter a consciência de não desperdiçar para que nunca falte”, comentou. 

Uma das avaliadoras do projeto, a secretária de Imprensa e Comunicação Social, Mara Prado, conta que participar desse projeto foi gratificante por ser algo leve e que traz alegria. “Foi muito bom fazer parte da comissão julgadora deste trabalho. Podemos ver que as crianças já trazem, de fato, os conceitos de educação ambiental. A iniciativa deste concurso só evidencia que estamos no caminho certo e temos que incentivar as crianças nesse processo de educação ambiental”, afirmou. 

Confira os vencedores 

Categoria Ensino Fundamental I

Em primeiro lugar ficaram os irmãos gêmeos, Pietro Ferreira de Araújo e Samuel Ferreira de Araújo, de 10 anos, alunos do 5ºano, do Colégio Batista da Primeira. 

Na segunda colocação ficou a estudante Camily de Jesus de D. Feliciano, 8 anos, que estuda no 3º ano da EMEF Prefeito Jorge Bierrenbach Senra, Área Continental do Município. 

A estudante Alícia Oliveira de Miranda Policarpo, 10 anos, que está matriculada no 5º ano da EMEF Mário Covas Júnior, também na Área Continental, ficou com a terceira colocação. 

Categoria Ensino Fundamental II 

A estudante Bruna Santos Cardoso Silva, 12 anos, que estuda na EMEIEEF Pref José Meirelles, também da Área Continental, ficou com a primeira colocação. 

Em segundo lugar ficou o aluno especial,  Murilo Jardim da Costa Santos, 13 anos, estudante da EMEF Matteo Bei, 7º Ano, na região insular da Cidade. 

Também estudante da EMEF Matteo Bei, Nicolas Pereira de Oliveira, 13 anos, que está no 7º ano, teve seu vídeo selecionado em terceiro lugar. 

Categoria Ensino Médio 

Em primeiro lugar ficou o trabalho da aluna Adelia Gutierrez, de 15 anos, que estuda no Instituto Federal de Cubatão, 1° ano. Ela tomou conhecimento do concurso por meio do CAMP São Vicente. 

Também tendo conhecimento via CAMP São Vicente, a aluna do 1ª ano da EE Martim Afonso de Souza, Giovanna Rocha Medeiros, 15 anos, conquistou o segundo lugar. 

Na terceira colocação ficou o estudante Alisson Brito Ribeiro, 15 anos, que estuda no 1º ano da EE Armando Vitorio Bei. Ele também soube do concurso por meio do CAMP São Vicente. 

De acordo com a chefe do departamento de educação Ambiental da Semam, Iracy Léa Percora, "os vídeos demonstraram grande motivação dos estudantes e foi difícil escolher os melhores. Por isso, foram criados novos prêmios". 

Então, o "Prêmio Fofura" foi para o pequeno Enzo Gabriel de Jesus Kasuga, de 4 anos,  morador do Samaritá, Área Continental, e matriculado no Centro Educacional Seninha, fase 1. 

O "Prêmio Criatividade" foi para o estudante especial, Adriano Estevam Andrade, 10 anos, que estuda na EMEF Pref Jorge Bierrenbach Senra, Área Contintental. 

O "Prêmio Simpatia" foi para Bruna Santos Cardoso Silva, 12 anos, aluna do 7º ano da EMEIEEF Pref José Meirelles, também na Área Continental. 

O aluno Guilherme Santos Freire, 15 anos, conquistou o "Prêmio Recursos Tecnológicos". Ele estuda no 1º ano do EE Leopoldo José de Sant'Anna, na área insular da Cidade. 

Também selecionado para o "Prêmio Recursos Tecnológicos" está Mikael de Souza Pereira, 10 anos, estudante do 5º ano da EMEF Pref Jorge Bierrenbach Senra, Área Continental. 

A estudante do 5º ano, também da EMEF Pref Jorge Bierrenbach Senra, Ana Luísa Pereira Silva, 10 anos, conquistou o "Prêmio Menção Honrosa". 

Mais um "Prêmio Menção Honrosa" foi concedido ao estudante Rafael Brayner de Almeida Costa, 9 anos, que estuda na EMEIEF Saulo Tarso Marques de Mello, Área Continental. 

Os vídeos escolhidos serão veiculados nas redes sociais da Prefeitura em maio. 

Por Rafael Henrique

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite