Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
18/05/2021
NOTÍCIAS
Agentes têm papel fundamental na educação no trânsito
Durante o Maio Amarelo, eles percorrem as principais vias de São Vicente, com mensagens de alerta e dicas de segurança

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) traz em seu artigo 74 a obrigatoriedade, por parte dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, de possuir uma coordenação educacional de trânsito. E, de fato, esse papel é fundamental para que tenhamos cidadãos mais conscientes nas ruas, avenidas e estradas do país.

Em São Vicente, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) leva muito a sério esse papel e os agentes tem percorrido vários pontos da Cidade transmitindo mensagens de prevenção aos acidentes, durante a campanha “Maio Amarelo - Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”.
 
Auxílio nos casos de emergência - O trabalho do agente de trânsito também se refere à prestação de assistência em momentos de urgência. 
Nesta semana, uma ocorrência fez com que o trânsito ficasse momentaneamente interditado. Um ônibus da EMTU quebrou no cruzamento entre as ruas XV de Novembro e Treze de Maio. Felizmente, os agentes de trânsito estavam lá para contribuir. A equipe conseguiu desobstruir a via, empurrando o veículo para a Rua Treze de Maio. "Os profissionais solucionaram a emergência com os recursos disponíveis. Eles passam por situações como essa todos os dias, buscando sempre a proteção de condutores e pedestres", explica Viviane Rocha, agente da Autoridade de Trânsito de São Vicente. 

Zelar pelo trânsito consiste em cuidar da vida humana - O secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Martins, chama a atenção para a importância dos profissionais da área: "Os agentes da Autoridade de Trânsito desempenham um papel educador que, apesar de pouco percebido pela população, é fundamental na melhoria da mobilidade urbana e segurança viária. Quando estão executando ações de operação e fiscalização de trânsito, sua presença reduz o risco de acidentes e congestionamentos, pois os condutores tendem a seguir as regras de trânsito quando os visualizam", explica.

As situações de emergências relacionadas a acidentes de trânsito e outras ocorrências, devem ser comunicadas pelo telefone 0800-7715194. Em caso de reclamações ou sugestões sobre as vias, o cidadão pode recorrer à sede da Setrans (Rua Teotônio Gonçalves Corvelo, 532 - Náutica III), ou acionar o setor pelo número de telefone: (13) 3465-9000. O horário comercial é das 9h às 17h. 
Outro caminho é a Ouvidoria Municipal, que pode ser acessada através do link: https://falabr.cgu.gov.br/publico/SP/SAOVICENTE/Manifestacao/RegistrarManifestacao

Por Guilherme Sibilio

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite