Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 14 de junho de 2024.
19/05/2021
NOTÍCIAS
Pelotão Ambiental resgata tartaruga verde em São Vicente
Animal foi resgatado no bairro Jóquei Clube; equipe também realizou ação de fiscalização no Parque Estadual Xixová-Japuí

Os oficiais do Pelotão Ambiental, da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente, foram acionados na tarde desta terça-feira (18), para resgatar uma tartaruga na Rua Comunidade Unida, no bairro Jóquei Clube.

No local, a equipe constatou que se tratava de uma tartaruga-verde fêmea (Chelonia Mydas), também conhecida como tartaruga-aruanã.
O animal estava debilitado, com duas fissuras no casco, e foi encaminhado para o Instituto GREMAR no Guarujá, onde permanece sob avaliação dos profissionais e tratamento de reabilitação.

Fiscalização – Outra ação desempenhada pelo Pelotão Ambiental da GCM foi a fiscalização no Parque Estadual Xixová-Japuí, no bairro Japuí, em São Vicente.
Na ronda com monitores da unidade, foram retiradas duas barracas de camping com cinco pessoas. Todas foram notificadas e retiradas do Parque.
Acampar no local é uma prática proibida, prevista na Resolução SIMA 005/21, que prevê multa em quem entrar em unidades de conservação, cuja visitação pública ou permanência não sejam permitidas.
A multa pode variar de R$ 2 mil a R$ 10 mil, mediante análise do órgão gestor da unidade de conservação.

Denúncia - Em caso de resgate ou denúncia, o munícipe deve entrar em contato com a GCM pelos telefones 153 ou (13) 3467-7434.

Por Rafael Henrique

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite