Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
23/05/2021
NOTÍCIAS
Acidentes de trânsito deixam marcas físicas e emocionais nas vítimas e familiares
‘Maio Amarelo’ acende o alerta sobre acidentes e a importância do respeito à vida e às leis

 “O Leandro estava de moto aqui no bairro. Um carro vinha na outra mão, virou de repente, sem sinalizar e o acertou”. O relato é de Beatriz Cristina, esposa de Leandro Santana, vicentino vítima de um acidente de trânsito em outubro de 2020, no Parque das Bandeiras, em São Vicente.

O motociclista teve lesão na medula e ficou paraplégico. Beatriz conta que os primeiros dias após o acidente foram traumáticos: “Ele teve que ser internado na UTI. Eu não tinha recursos suficientes para visitá-lo todos os dias. Foram tempos muito difíceis”, explicou. 


Atualmente, Leandro realiza sessões de fisioterapia e acupuntura, que contribuem em sua reabilitação física. A esposa diz que, graças aos exercícios praticados, Leandro já está bem melhor, porém não 100%. “Ele ainda tem uma ferida sacral e faz treinamento fisioterapêutico todos os dias”. 
O público se mobilizou com a história de Leandro e o casal tem recebido ajuda para custear o tratamento através de uma vaquinha virtual (https://vaka.me/1937238)

Emocionada, Beatriz faz um apelo aos condutores e pedestres que utilizam as vias públicas vicentinas. "Isso que estamos vivendo hoje, qualquer um pode passar. Porém, se a população estiver disposta a se conscientizar, transitando com responsabilidade, poderemos viver com mais segurança. Peço respeito e compaixão. Essa campanha educativa é fundamental, pois gera reflexão nas pessoas".


Sara Macedo, de 31 anos, sofreu um acidente em 2016, na véspera de Natal. A administradora conta que a causa da ocorrência foi o sono excessivo. "Saí de uma festa, em Santos, para passar o Natal com a minha mãe no Humaitá, onde morávamos na época. Isso, depois de passar 28 horas sem dormir", explica. 


Percorrendo a rodovia Padre Manoel da Nóbrega, Sara bateu sua moto contra um muro de contenção, resultando em inúmeras fraturas nos braços e nas pernas, além de outras lesões.
Quatro anos depois, a motociclista ainda se reabilita com sessões de fisioterapia. Ela agradece ao atendimento da clínica Reabilitar II, no bairro Rio Branco, e considera que a unidade foi essencial em sua melhora. "Eles são maravilhosos, sou muito grata. Se hoje posso exercer minha profissão, muito disso devo a eles", relata. 


Sara considera o acidente um verdadeiro aprendizado e, segundo ela, seu exemplo deve ser mostrado à população, para que haja respeito ao organismo nos momentos de desgaste, o que poderia ter evitado este episódio na vida dela. "Quando faço depoimentos sobre a causa do meu acidente, muitas pessoas comentam comigo que também já dormiram no trânsito. Aprendi que devemos respeitar nossas limitações físicas e mentais. Levarei isso para a vida toda. Se as coisas que falei servirem para conscientizar alguém, a experiência já foi válida", relata. 

Maio Amarelo

O trabalho de conscientização é fundamental para que tenhamos um trânsito mais seguro, por isso a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) e da Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom), aborda, desde a primeira semana do mês, a campanha ‘Maio Amarelo’. 



Os agentes da Setrans realizam, diariamente, ações educativas com o objetivo de trazer mais segurança ao trânsito vicentino. 
A melhora nas condições viárias também é essencial, tanto que é que a Diretoria de Sinalização (Diresi) já realizou mais de 160 ações de manutenção neste ano. 
“O respeito às regras de trânsito é de suma importância no sentido de tornar o deslocamento das pessoas o mais seguro possível. É importante ressaltar que esse ato de responsabilidade pode evitar acidentes e preservar muitas vidas ou sequelas ocasionadas por acidentes de trânsito”, explica o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Martins.


O secretário também enfatiza a importância do registro do boletim de ocorrência, mesmo que na ocasião não haja vítimas em situações graves. "O boletim de ocorrência é muito importante para que se identifiquem possíveis falhas ou necessidade de melhorias na sinalização de vias e programas de conscientização sobre educação de trânsito", concluiu.

A Seicom também realiza, durante todo o mês de maio, um amplo trabalho de divulgação, com matérias para o site, artes e vídeos para as redes sociais, além de produção de podcasts abordando o assunto.

Confira em:
Site: www.saovicente.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/SaoVicenteOficial/
Instagram: https://instagram.com/saovicenteoficial?igshid=93ifagslduqo
Spotify: https://open.spotify.com/show/1CVP3B23rnjHAEIwJ2fo9b?si=V2SiPZ91RTSWbNldG027jA
Youtube: https://www.youtube.com/results?search_query=tv primeira são vicente

Por Guilherme Sibilio


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite