Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 28 de maio de 2024.
26/05/2021
NOTÍCIAS
Praia dos Milionários está de cara nova com monumento e grafite
Iniciativa teve participação de três secretarias e dois artistas conhecidos da região; Município também recebeu a doação de uma escultura no local

Latas de spray, criatividade e um muro em branco. O que acontece quando tudo isso se junta às iniciativas do poder público e ao apoio da população? A resposta é arte. Pelas experientes mãos do artista vicentino Nilson Ferreira Junior, conhecido como Nill e do santista Daniel Morais, famoso pelo nome “Vela”, a Praia dos Milionários foi presenteada com um painel artístico, nesta quarta-feira (26), além de receber um novo monumento doado à Prefeitura.

Recentemente, na Rua Messia Assú, no bairro Boa Vista, um quiosque de comidas e bebidas foi inaugurado. Nesta terça-feira (25), uma escultura com o nome “Milionários” foi instalada pelo proprietário na parte de trás do estabelecimento. 

Com a temática sobre o fundo do mar, o monumento, as muretas que dividem a calçada da areia e o chuveiro público serão grafitados, durante essa semana, pelos dois artistas da Baixada Santista, como forma de homenagear a famosa praia de São Vicente.

Em uma intervenção realizada em conjunto com a Secretaria de Obras Particulares (Seob), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup) e a Secretaria de Cultura (Secult), o proprietário do quiosque, Elizeu Bernardino, de 39 anos, entrou em contato com a Prefeitura para a realização dos serviços e doou o monumento para a Administração Municipal. “Sou vicentino, tenho um carinho enorme pela Cidade e os esforços dos dois lados resultam no bem de todos. Aqui vai virar um ponto movimentado, turístico e familiar”, disse o empresário.

As pinturas serão feitas por camadas, representando as pedras, algas e o azul do mar. “Vamos dar uma repaginada nesse cantinho da orla da praia. Espero que todos gostem”, comentou o artista Nill.

Colaboração mútua

Em contato com a Seob, antes da reestruturação do espaço, Bernardino recebeu as devidas orientações para a fiscalização do projeto de construção no local. “Direcionei para o gabinete em razão da importância de revitalização daquele ambiente e auxiliei sobre o que poderia ser feito dentro dos padrões do quiosque”, segundo a secretária Wanessa Almeida Valente de Matos.

Antes, o local sofria com problemas de abandono, lixo e aglomeração de pessoas em situação de rua. De acordo com o chefe de departamento da Sedup, Felipe Streparava, a Secretaria cedeu seus agentes para auxiliar na revitalização e reestruturação no entorno do ponto, realizando serviços de limpeza e zeladoria. “A gente traz arte, cor e vida para nossa Cidade, em forma de conscientização, para preservar nossas praias e a limpeza das ruas. Nossa ideia é essa”, afirmou.

Ao ser procurada para uma intervenção artística no local, a secretária de Cultura, Elizângela Nobre Bafini, teve a ideia de convidar Nill para grafitar o espaço. Ao ser chamado pelo artista para ajudar, Vela agradeceu e disse se sentir realizado com a ação. “Conheço ele há anos e, claro, aceitei a parceria. Para mim é uma satisfação, pois é o lugar onde moro, e aqui vou ter todo dia minha pintura e do meu amigo para contemplar”.

Os vicentinos podem acompanhar a realização do trabalho turístico e cultural, a partir das 9h. Os artistas pretendem concluir os grafites em uma semana.

Com olhares curiosos, a munícipe Miralva Ribeiro do Nascimento, de 44 anos, se encantou ao observar a revitalização do espaço. “Fiquei surpresa com a mudança na praia, com o grafite e o estabelecimento. O local estava jogado e agora ficará bem melhor, mais bonito. Parabéns a todos!”.

Por Henrique Miguel

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite