Santos - São Paulo - Brasil, 16 de abril de 2024.
28/05/2021
Violência contra a mulher é debatida em São Vicente
1º Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de São Vicente reuniu diversos setores municipais e discutiu ações para o tema

A Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher realizou, nesta sexta-feira (28), o 1º Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de São Vicente.
O encontro durou cerca de três horas e teve como tema principal “Atendimento integrado e humanizado nos serviços públicos às mulheres”. Muitos problemas foram levantados em relação ao primeiro contato das unidades com mulheres vítimas de violência e o fluxo de encaminhamento das demandas, com o objetivo de elaborar, coletivamente, as soluções para minimizar as deficiências, facilitar a interlocução entre as unidades e melhorar a entrega do serviço.

Na ocasião, foi ressaltada a importância de se realizar novos encontros desse grupo para unificar as informações, trocar experiências e capacitar todos os envolvidos na rede municipal de atendimento à violência contra a mulher.
A Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher reforça que este encontro faz parte do projeto de fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e que outros encontros acontecerão ampliando a participação da rede e da sociedade civil. O objetivo macro do projeto é ampliar a garantia de direitos das mulheres vítimas de violência na Cidade, onde cerca de 3.600 boletins de ocorrência são feitos por ano, no âmbito da violência doméstica, e pouco mais de 200 medidas protetivas são concedidas, destacando a urgência em se estruturar uma Cidade segura para todas.

Participaram do encontro representantes das seguintes unidades: Departamento de Vigilância Epidemiológica, Virgínia Flemming; Diretoria Baixa Complexidade - SEAS, Edna Santos e Cássia Calazans; Diretoria Média Complexidade - SEAS, Glaucia Marinho, Priscila Lourenço e Lívia Camargo; Diretoria Alta Complexidade - SEAS, Vanessa Sá e Zenaide Ramos; Diretoria de Educação Básica, Vandilma Galindo; Delegacia da Mulher, delegada Vanessa Herzog e Silmara Crepaldi; Guarda Civil Municipal, comandante Paulo Coelho e Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher, Hanna Pereira, Marina Major e Diana Teixeira.

Por Hanna Pereira e Peterson Gobetti