Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
28/05/2021
Circuito Netuno recebe atletas renomados neste domingo (30)
Evento é realizado na Praia dos Milionários, em São Vicente, a partir das 8h30, e homenageará bombeiro falecido

São Vicente recebe, neste domingo (30), a 13ª edição do Circuito Netuno de Travessias, um dos torneios de águas abertas mais tradicionais do país, e que chega a sua 3ª etapa da temporada 2021. A disputa será feita na Praia dos Milionários, com organização da YPS Eventos, com o apoio da Secretaria de Esportes (Sespor).
Nadadores renomados estarão protagonizando o evento deste domingo, como Evandro Santos, competidor que participou da seletiva para as Olimpíadas de Tóquio-2020, Harry Finger, que possui feitos como o 15º lugar do Desafio das 8 Pontes (EUA), maior prova de ultramaratona aquática do mundo, que até hoje foi completada por apenas 21 nadadores. Nessa turma de elite está também a tricampeã brasileira Viviane Jungblut. Juntam-se a eles, centenas de atletas amadores da Baixada Santista, de outras regiões do Estado e do país.

A competição aquática oferece o desafio de duas baterias para os atletas. Uma com distância de 750m, que terá largada às 8h30, e outra com distância de 1.500m, com início marcado para às 9h10. Outra categoria de disputa é a “triathlon", disponível para atletas que utilizam roupas de borracha. A competição também dá oportunidade àqueles que ainda não estão totalmente familiarizados com o mar, e são iniciantes.
O Circuito Netuno de Travessias é dividido em seis etapas. Neste domingo será a terceira etapa de 2021, que teve as duas primeiras realizadas em fevereiro e março. O evento respeita todos os protocolos sanitários, que foram desenvolvidos pela Associação Brasileira dos Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo). As medidas de prevenção foram aprovadas pela Coordenaria de Vigilância em Saúde (Covisa).

O secretário de Esportes, Wagner Paraguay, convida a população vicentina a prestigiar o evento, e faz uma lembrança fundamental. "A travessia Netuno será muito especial. Faremos uma homenagem emocionante ao Cabo Nascimento, que faleceu semana passada. Convido todos a acompanharem o evento".

Homenagem
Cabo Sergio Nascimento, era bombeiro e exercia sua profissão na orla da praia de São Vicente há mais de 20 anos. Ele faleceu na última semana, vítima de complicações geradas pela Covid-19. A cerimônia durante o Circuito Netuno contará com homenagem promovida pela Secretaria de Esportes (Sespor). O secretário Wagner Paraguay fará menção honrosa e, posteriormente, irá passar a palavra ao comando do Corpo de Bombeiros.

Por Guilherme Sibilio