Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
31/05/2021
NOTÍCIAS
Pelotão Ambiental de São Vicente frustra venda ilegal de aves da fauna brasileira
Crime foi registrado no 1° DP, com multa de 21 mil reais ao infrator

No sábado (29), durante patrulhamento, a equipe do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente avistou um veículo comercializando animais silvestres na Feira do Rolo, que acontece na Rua Paraná, bairro Jardim Irmã Dolores.
Após avistar os agentes, o proprietário do automóvel fechou as portas do carro e fugiu, levando apenas uma gaiola que estava no chão junto com ele. 

Houve perseguição e o vendedor acabou detido pelo Pelotão Ambiental. Na gaiola, estavam cinco pássaros da espécie coleirinho (Sporophila caerulescens). No porta-malas do veículo, os guardas encontraram duas gaiolas com um pássaro tico-tico (Zonotrichia capensis) e um pássaro-preto ou graúna (Gnorimopsar chopi), além de caixas furadas utilizadas para transportar os animais.

O vendedor foi encaminhado ao 1° Distrito Policial (DP) de São Vicente, onde foi lavrado o Termo Circunstanciado por crime ambiental, em conformidade com a lei 9.605/98, Art. 29, Inc. 1°- III, que prevê sanções penais e administrativas à venda ou transporte de animais silvestres. 
Foram solicitados à Polícia Militar Ambiental um auto de infração e uma multa de 21 mil reais por abuso e maus tratos, além da exposição à venda dos animais silvestres.  
Os coleirinhos foram soltos em área de mata na Serra do Mar. Já os pássaros tico-tico e graúna foram encaminhados à Fundação Zoológico do Tietê, em São Paulo.

Denúncias - Em caso de resgate ou denúncia, as pessoas devem ligar para a GCM, nos telefones 153 ou (13) 3467-7434.

Por Nicolas Pedrosa

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite