Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 28 de maio de 2024.
01/06/2021
NOTÍCIAS
Atleta pré-selecionado para Tóquio-2020 é campeão geral do Circuito Netuno
Evandro Santos concluiu a prova em menos de 17 minutos; no feminino, Vitoria Farabulini, com 18 minutos, foi a campeã
 
A Praia dos Milionários, em São Vicente, foi palco, no último domingo (30), da 3ª etapa da 13ª edição do Circuito Netuno de Travessias. 
 
O torneio, que é uma das competições de águas abertas mais tradicionais do país, foi vencido por Evandro Santos, nadador que chegou a disputar a seletiva para as Olimpíadas de Tóquio-2020. O atleta concluiu a prova em 16 minutos e 45 segundos, e foi campeão geral na categoria 1500m. 
 
No feminino, o lugar mais alto do pódio foi ocupado por Vitoria Farabulini, que fechou o trajeto em apenas 18 minutos cravados. 
 
Já na bateria de 750m, Leonardo Radi (08 minutos e 50 segundos) e Gabriela Duarte (10 minutos e 09 segundos) foram os campeões. 
 
O evento, organizado pela YPS Eventos, com apoio da Prefeitura Municipal de São Vicente, por meio de Secretaria de Esportes (Sespor), foi um sucesso e teve alto nível, com nadadores consagrados, como Harry Finger, 15º colocado na maior prova de ultramaratona aquática do mundo e a tricampeã brasileira Viviane Jungblut. Centenas de atletas da Baixada Santista, de outras regiões do Estado e do país disputaram a prova. 
 
A Travessia Netuno também premiou as melhores equipes de cada edição: na categoria de 750m, compõem o top 3 os seguintes times: Portuguesa Santista, Prefeitura de Ilhabela e Grêmio União Sanroquense (GUS). Já na bateria de 1500m, os três melhores foram R4 Academia/Fefis (Unimes), J.A.R Assessoria de Águas Abertas e Prefeitura de Ilhabela. O Resultado classificatório é feito por um chip, que garante precisamente o tempo percorrido de cada atleta. 
 
Outro ponto importante foi a implementação de medidas preventivas contra a Covid-19. Desde 2020, os protocolos adotados são seguros, validados pela Coordenaria de Vigilância em Saúde (Covisa). O diretor da YPS Eventos, Paulo Marques, destacou esse cuidado. “A Netuno foi o primeiro evento de natação no Brasil a implantar o protocolo de segurança e prevenção contra a Covid-19. De lá pra cá, a organização vem realizando mais etapas com o firme propósito de mostrar aos amantes da modalidade que a natação pode retornar com total segurança”, explica. 
 
A próxima etapa do circuito será realizada em 26 de setembro. As inscrições podem ser feitas a partir de 7 de junho. A inscrição pode ser feita através do site: www.ypseventos.com.br 
 
Homenagem 
 
Entre a adrenalina da prova e a felicidade de quem cruzava o pórtico de chegada, um momento de emoção aos presentes na manhã de domingo. Foi realizada uma cerimônia em homenagem ao Cabo Sérgio Nascimento, membro do Grupo de Bombeiros Marítimos (GBMar Paulista) e que, desde 1995, foi responsável por salvar muitas vidas. Recentemente, o oficial faleceu devido às complicações da Covid-19. Oficiais do GB Mar, parentes e amigos de farda do cabo estiveram presentes e, nesta etapa, a organização incluiu na camiseta da prova o nome de Nascimento. 
 
“Fiquei muito satisfeito com a prova. O esporte precisa retornar gradativamente. Todos os cuidados foram tomados para um evento seguro, com distanciamento, álcool em gel e uso de máscara”, afirmou Wagner Paraguay, secretário de Esportes. 
 
Paraguay também fez lembrança ao ex companheiro de farda: “Foi muito especial poder homenagear o Cabo Sérgio, e fiz questão de participar. O esporte de São Vicente está em busca de se tornar referência na Baixada Santista”, concluiu. 
 
Por Guilherme Sibilio

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite