Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 16 de abril de 2024.
05/06/2021
NOTÍCIAS
Pelotão Ambiental da GCM apreende equipamentos usados em caça de animais silvestres
Ação se deu na sexta-feira (4), véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Dois suspeitos também foram conduzidos ao distrito policial

 
Equipamentos utilizados para caça e transporte de animais silvestres foram apreendidos pelo Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal de São Vicente, na Área Continental, em ação realizada na sexta-feira (4). O flagrante se deu na véspera em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A equipe atendeu a denúncia feita ao comando da GCM sobre a prática ilegal no Sítio Igua, altura da Avenida João Paulo II, no Jardim Irmã Dolores. Ao entrar em área de mata, o Pelotão avistou dois homens sentados, junto a três redes de caça de pássaros armadas (rede-de-neblina), dois facões, 26 elásticos diversos e 18 caixas de leite tetra pak perfurados, que seriam utilizados para o transporte de aves.

A dupla foi encaminhada ao 3° Distrito Policial de São Vicente (Jardim Rio Branco), onde foi registrado boletim de ocorrência de Crime Ambiental, conforme a Lei 9.605/98 - Art. 29, por caça de fauna silvestre.

Também foi elaborado Auto de Infração Ambiental - (A.I.A.), pela Polícia Militar Ambiental, conforme Resolução - 48, Art. 25, por caça de fauna silvestre e multa de R$ 1 mil, para cada infrator.

As ações para combate à caça de animais silvestre são realizadas periodicamente pelo Pelotão Ambiental da GCM, visando inibir a prática e a comercialização na Cidade. Em 29 de maio, a equipe promoveu apreensões de aves na feira informal de subsistência, realizada no bairro Irmã Dolores.
 

REDE-DE-NEBLINA - São redes especiais, utilizadas na captura de aves e morcegos e autorizadas apenas para fins científicos. Muito finas, as redes-de-neblina são quase invisíveis para as aves, que acabam se chocando contra elas e ficam emaranhadas na trama. Assim como outros tipos de armadilhas, as redes-de-neblina só podem ser utilizadas por pesquisadores, com autorização dos órgãos ambientais. Infelizmente, também são usadas na caça de pássaros silvestres. Os caçadores utilizam frutas presas em galhos e no chão para atrair as aves, que após voarem, ficam presas na rede. Após capturados, os animais são traficados e vendidos irregularmente.
 

DENÚNCIAS - Em caso de resgate ou denúncia ligar para GCM de São Vicente, no telefone 153 ou (13) 3467-7434.
 

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - Comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite