Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
11/06/2021
Prefeitura anuncia nova diretoria técnica do Hospital Municipal
É a primeira de uma série de mudanças que visam à reestruturação do equipamento, a fim de oferecer um serviço de saúde de qualidade e humanizado ao munícipe

A Prefeitura de São Vicente anunciou, nesta sexta-feira (11), o início da reestruturação do Hospital Municipal (HMSV), o antigo Crei, com a apresentação dos dois novos diretores técnicos: Mirella de Fatima Fakuda e Rubens Palma Filho.
O objetivo da mudança é melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população,  aprimorando o atendimento e a progressão dos resultados.
Segundo o prefeito Kayo Amado, essas mudanças são necessárias e fazem parte de um processo que aponta para uma nova visão de organização do hospital, com uma gestão em saúde mais moderna, eficiente e humanizada. “Outra importante mudança será a remoção do Pronto-Socorro Central de dentro do Hospital Municipal. A ideia é deslocar o PS para o prédio onde funcionava o CCC (Centro de Combate ao Coronavírus), que está desativado.

A secretária de Saúde, Michelle Santos, comentou a importância de mudar a diretoria técnica do antigo Crei, e disse que, apesar dos atrasos provocados pela pandemia, os planos de reestruturação do equipamento estão caminhando bem.
“Estamos trabalhando arduamente e, em breve, os munícipes contarão com um atendimento mais eficiente e humanizado, como eles merecem. Esses dois profissionais chegam para somar esforços e contribuir para melhorar o serviço já oferecido”, afirma a secretária.

Experiência acumulada
Os dois novos diretores técnicos do Hospital Municipal de São Vicente têm grande experiência profissional, além de formação de excelência. A Dra. Mirella de Fátima Fukuda, de 45 anos, natural de São Paulo, é coordenadora da equipe de Cirurgia Geral no Hospital Municipal há 11 anos, com formação em Medicina Geral na Faculdade de Ciências Médicas de Santos.

Pós-graduada em videolaparoscopia no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Fakuda fez residência em Cirurgia Geral no Hospital Ana Costa de Santos, com especialização em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Certificado de Atuação em Videolaparoscopia no Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.
Mirella é professora na Universidade Lusíada de Santos e médica concursada na Prefeitura de São Vicente, responsável pelas cirurgias de urgência e emergência, bem como pelos atendimentos relativos ao plantão.

Ela se diz bastante entusiasmada com o novo cargo. “A ideia é melhorar os processos de segurança, bem como contribuir com a melhora organizacional e estrutural do equipamento”, enfatizou.
O Dr. Rubens Palma Filho, de 53 anos, natural de Santos, também integrará o novo quadro diretivo do hospital. Com graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, ele é servidor público em São Vicente como médico cirurgião na emergência, além de ser professor colaborador na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).

Especializado em Cirurgia Vascular, Geral e em Angiorradiologia e radiologia intervencionista entre os anos de 1993 a 2012, Palma Filho cursou, ainda em 2004, doutorado em Cirurgia e Experimentação na Universidade Federal de São Paulo.
“Vamos começar a trabalhar e seguir as diretrizes que nos foram passadas. Tentaremos solucionar os problemas da Saúde no Município, para que a população tenha um hospital com serviços de qualidade”, enfatizou Rubens Palma.

Por Nícolas Pedrosa e Mara Prado