Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
17/06/2021
NOTÍCIAS
Professora ganha prêmio em Festival de Contação de Histórias
Vânia Andrade dá aula no 5º ano da EMEF Lúcio Martins Rodrigues
 
Com muita criatividade e de forma simples e didática, a professora da rede municipal de ensino, Vânia Andrade foi a vencedora do 1º Festival de Contação de Histórias “Plataforma #JairMoreira”, cujo resultado foi divulgado no dia 11 de junho.

Após se classificar entre os 50 finalistas, a educadora apresentou uma live na rede social do evento. Na sua narrativa sobre “diversidade”, voltada a crianças até 10 anos, ela usou bonequinhos confeccionados com papel e mostrou que ser diferente é o que nos torna iguais.

Com 144 visualizações, a apresentação durou dez minutos e pode ser conferida em https://www.instagram.com/tv/CP_XnZSqwgf/?utm_medium=copy_link.

Vânia carrega a responsabilidade de estimular nos alunos o hábito pela leitura, carência esta que sentiu na própria pele: quando morava na Bahia, não tinha acesso à literatura infantil.  “Meu primeiro livro foi quando eu tinha 9 anos e era sem imagens, o que era mais difícil. Mas tenho esse sangue dentro de mim para correr atrás do que quero alcançar”. Esta sede pelo conhecimento sempre a motivou a participar de projetos voltados à comunidade. E assim, começou a criar histórias, tornando-se também escritora.

Hoje professora na EMEF Lúcio Martins Rodrigues (Vila Margarida), ela ministra aulas para o 5º ano e incentiva o ato de ler.

Festival - O Festival de Contação de Histórias – Plataforma #JairMoreira foi criado em alusão ao Dia da Literatura Brasileira e teve como objetivo principal valorizar os professores e educadores do País. A premiação do primeiro lugar foi de 500 reais, enquanto o segundo recebeu 300 reais. A avaliação na primeira fase foi baseada na entrega de um vídeo de até um minuto defendendo a história que o participante escolheu abordar no festival.

Após a conquista, Vânia demonstrou gratidão. “Ver que todo mundo estava ali me apoiando, ver pessoas que eu não conhecia me apoiarem, foi surpreendente”, conta. O prêmio vai ser divido em duas partes: a primeira para doações de livros a crianças que não têm acesso a livros infantis; e a segunda parte para dar continuidade à próxima obra da autora. “Parabenizo a plataforma #JairMoreira por organizar o Festival”. 
 
Contações – A primeira história de sucesso de Vânia nasceu em um projeto escrito com seus alunos em 2019. Já a segunda foi criada a partir da inspiração de um dos brinquedos de seu filho, que ama dinossauros. “Eu já recebi muitos áudios de colegas que presentearam seus filhos e sobrinhos com as minhas obras. Ouvi relatos do que as histórias significaram em suas vidas. O Botão da Alegria, por exemplo, é uma história que permite o leitor a escolher um botão para se identificar e assim ter essa ferramenta de interação”, detalha.

Por Manoela Lopes.



Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite