Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
19/06/2021
Prefeitura de São Vicente planta 47 mudas de árvores neste sábado (19)
Projeto Memória Viva realizou mais uma ação nas Áreas Insular e Continental

A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam) realizou, neste sábado (19), o plantio de 47 mudas de árvores em São Vicente.
A ação faz parte do Projeto Memória Viva, que tem o objetivo de lembrar as vítimas da Covid-19, mostrando a importância de valorizar a vida e preservar o meio ambiente.

Na Área Insular, as mudas foram plantadas na Praça 22 de janeiro e na Praça Bernardino de Campos, ambas no Centro.
Já na Área Continental, as Praças H, no Humaitá, e Irmã Dulce, no Jardim Rio Branco, receberam o plantio.
As espécies plantadas foram ipê-amarelo, pau-brasil, jerivá, grumixama e quaresmeira.

A secretária da Semam, Márcia Jovito, explica que há um critério técnico desenvolvido pela secretaria para a escolha das árvores, de acordo com o Plano de Arborização Municipal.
“A realização desse projeto traz um ganho significativo para o Município, contribuindo para o paisagismo, absorção de gás carbônico, manutenção da temperatura adequada, aumento da permeabilidade do solo, além de garantir a composição da biodiversidade”, explicou a secretária, que completou: “Nossa causa é cuidar de todos, aquele que é igual a mim, aquele que é diferente e aquele que nem é ser humano”.

O prefeito Kayo Amado também esteve presente e disse que o projeto é uma forma de homenagear as pessoas que faleceram vítimas do coronavírus e também lembrar a importância do meio ambiente para a população.
“Demos início ao projeto no aniversário da Cidade, em 22 de janeiro. É uma realização importante para que possamos guardar esse momento difícil, tomarmos os devidos cuidados e valorizar o nosso meio ambiente”, afirmou o prefeito.

Morador do Gonzaguinha, João Bonfim Silva, passava pelo local e decidiu contribuir com a causa. Ele conta que há 10 anos cuida da Praça e elogiou as ações da atual gestão, principalmente aquelas que melhoram a vida das pessoas.
“Estou com quase 70 anos e me sinto bem, com saúde e honrado em poder cuidar dessa praça. Ajudando a natureza, ganhamos muito em troca, conforto, saúde e lazer em um espaço tão lindo. Uma das minhas maiores alegrias é poder sentar nessa praça e respirar o ar puro",  finalizou o munícipe.

Memória Viva - O plantio tem como objetivo lembrar as vítimas da COVID-19 e promover, em São Vicente, o plantio de árvores, mostrando a importância de se valorizar a vida, preservar o meio ambiente e conscientizar a população sobre os benefícios das árvores para o meio urbano.

A primeira ação desse projeto foi em janeiro, com o plantio de 100 mudas de variadas espécies.

Quem quiser participar, pode se inscrever através do link https://forms.gle/QaqXBQduFaDwQc9m8 , preencher os dados pessoais (nome completo, e-mail e número de telefone) e permitir o uso de imagem.

Após confirmar a inscrição, a SEMAM entrará em contato com o voluntário, por meio de mensagem de e-mail, confirmando o local e a data onde o munícipe realizará o plantio, de acordo com cronograma a ser estabelecido.

Os certificados de participação serão entregues ao final do projeto para todos aqueles que participarem, mas é preciso apresentar registro fotográfico, realizando a ação e encaminhar para o e-mail memoriavivaSV@gmail.com.

Por Rafael Henrique